Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Márcia Gabriela Rodrigues de-
dc.contributor.authorNietsche, Elisabeta Albertina-
dc.date.accessioned2016-09-09T14:19:56Z-
dc.date.available2016-09-09T14:19:56Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationLIMA, M. G. R. ; NIETSCHE, E. A. Nursing teachers teaching about death: challenge in the academic process. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 4, p. 512-519, jul./aug. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 On-line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19503-
dc.description.abstractObjective: to understand the strategy used by nursing teachers for teaching about death in theoretical and practical activities of the Nursing Course. Methods: qualitative research with 14 Nursing teachers, through sampling by data saturation in a public institution of higher education. A semi-structured interview was used for data collection and Content Analysis was performed. Results: the teachers believed to be relevant teaching about death, however, many do not do it, highlighting as a limitation the bond with the patient, death in childhood, the feelings, personal values and the absence of specific disciplines. Conclusion: the way death is perceived influences the approach of this theme in teaching Nursing.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleNursing teachers teaching about death : challenge in the academic processpt_BR
dc.title.alternativeEnsino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem.pt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mgrlima.pdf243,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.