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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Nelly Medeiros de-
dc.contributor.authorSousa, Maria Margarete Fernandes de-
dc.date.accessioned2016-09-19T22:34:01Z-
dc.date.available2016-09-19T22:34:01Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSousa, M. M. F.; Carvalho, N. M.; Cavalcante, M. M. (2005)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19643-
dc.descriptionSOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Organização textual-discursiva dos anúncios de turismo no Ceará. 2005. 213f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Pós Graduação em Letras, Pernambuco, 2005.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGênero textual anúnciopt_BR
dc.subjectGênero anúnciopt_BR
dc.subjectProcessos de referenciaçãopt_BR
dc.titleOrganização textual-discursiva dos anúncios de turismo no Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa analisa o gênero textual anúncio com o objetivo de identificar e descrever os traços textual-discursivos que são importantes para a construção dos sentidos dos textos pertencentes a esse gênero. Foram analisados os seguintes aspectos: a) a estrutura organizacional do anúncio; b) as sequencias textuais (descritiva, argumentativa e narrativa); c) os processos referenciais (anafórico e dêitico); e d) a inter-relação entre sequências textuais e a referenciação. Para analisar o aspecto da organização das informações nos textos, guiamo-nos por alguns autores da publicidade, tais como Hahn (1993), Vestergaard e Schroeder (2000), Gonzales (2003), dentre outros e percebemos que o gênero apresenta um padrão organizacional, como uma recorrência de cinco elementos: 1) título; 2) subtítulo; 3) corpo do texto; 4) slogan; e 5) assinatura. Destes, três elementos são constantes: título, corpo do texto e assinatura; e dois são flutuantes: subtítulo e slogan. Para analisar as sequências textuais, respaldamo-nos em Adam (1992) e verificamos que as sequências descritiva e argumentativa são as mais importantes formas de composição no referido gênero. A descritiva e a argumentativa aparecem, exclusivamente, em alguns anúncios. Na maioria, elas aparecem ou como dominantes ou como dominadas, pois os textos compõem-se pela combinação de sequências. A sequência narrativa ocorreu em um texto apenas, como dominante, e em um como dominada, todavia esta sequência tem função de argumento. Ou seja, a forma narrativa, quando empregada, tem o propósito também de persuadir o leitor. Para analisar os processos de referenciação, utilizamos a proposta de Cavalcante (2004b) e constatamos a grande participação das anáforas, em especial das indiretas, o que revela que estes processos são importantes na construção dos sentidos dos textos do gênero em estudo. Nos textos descritivos, predominou este tipo de anáfora e nos argumentativos, as anáforas correferenciais. A participação dos dêiticos, embora discreta, mostrou-se relevante para os propósitos argumentativos, em especial, os pessoais.pt_BR
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