Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19694
Título: Mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas
Título em inglês: Mécanismes énonciatifs de temporalization dans les Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor(es): Chaves, Lívia Pereira
Orientador(es): Saraiva, José Américo Bezerra
Palavras-chave: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Assis, Machado de, $d 1839-1908. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Análise semiótica. Semântica narrativ
Temporalização (Linguística)
Énonciation
Temporalité
Data do documento: 2016
Citação: Chaves, L. P.; Saraiva, J. A. B. (2016)
Resumo: O presente trabalho analisou os mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas para a depreensão dos efeitos de sentido de transformações, subversões e desdobramentos temporais que dão a esse livro um caráter singular de inovação narrativa e complexidade enunciativa. Para tanto, apoiamo-nos no arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, em Fiorin (1996), Cruz (2009) e Calbucci (2010). A primeira parte deste trabalho versa sobre os aspectos teóricos da Semiótica Discursiva, centrando a discussão na enunciação e na relação entre enunciação e tempo. Na segunda parte, foi apresentada a análise da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. Nossa metodologia consistiu em identificarmos, no texto, as digressões temporais que serviram de base para análise do jogo temporal em Memórias Póstumas, buscamos quais os mecanismos de temporalização operam nas prospectivações, retrospectivações e perspectivações e quais os sentidos que tais mecanismos trazem para o texto. Foi possível observar, neste trabalho, que o jogo enunciativo contribui para que a obra tenha um caráter singular. Nesse contexto, as prospectivações, retrospectivações e perspectivações são responsáveis pelos movimentos temporais enunciativos da obra e são manifestadas tendo como função adiantar ou postergar a narrativa, mudar o quadro da narrativa, presentificar os fatos da narrativa.
Descrição: CHAVES, Lívia Pereira. Mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2016. 73f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19694
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_lpchaves.pdf429,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.