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dc.contributor.advisorSantos, Sandra Maria dos-
dc.contributor.authorTeixeira, Flávia Roberta Bruno-
dc.date.accessioned2016-09-27T14:23:47Z-
dc.date.available2016-09-27T14:23:47Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Flávia Roberta Bruno. A formulação de um modelo de apuração de resultado para as empresas de carcinicultura: uma abordagem da gestão econômica. 2005. 104 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19758-
dc.description.abstractThis work aims at presenting a model to verify results for the Shrimp breeding Companies, capable of providing relevant information that may contribute to their management process. For this study development, a field research was carried on under a qualitative approach and participant observation as a methodological tool, as well as the application of a questionnaire at the big Shrimp Breeding Companies in Ceará, members of the Brazilian Association of Shrimp Breeders which search know-how on the productive process of this activity, its main transactions and responsible areas. The research begins with the characterization of the Shrimp Breeding Companies, contextualizing their importance in the national economic setting. The next step aims at presenting the main concepts of management models developed by the FIPECAFI (Accounting, Actuarial and Financial Research Institute Foundation of the São Paulo University - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo), the GECON (Economic Management - Gestão Econômica), which has theoretically founded the model proposed by the Shrimp Breeding Companies. The findings show a conclusive and centralized process used by these Companies. In addition to this, the models of verifying the results adopted do not generate information about the transaction results of each responsible area, it only presents the Company’s financial results which may be measured during sales. The proposed model is compared to the traditional model used by the researched Companies with the aim of showing that there are significant differences regarding the generated information, and that the traditional model does not reflect the Companies’ economic results, which may lead to taking decisions that may not contribute to the optimization of the results.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCarciniculturapt_BR
dc.subjectAdministração Financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.titleA formulação de um modelo de apuração de resultado para as empresas de carcinicultura: uma abordagem da gestão econômicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de apuração de resultado para as empresas de carcinicultura capaz de fornecer informações oportunas que possam contribuir para o processo de gestão destas organizações. Para desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma pesquisa de campo, adotando-se a abordagem qualitativa e como instrumento metodológico a observação participante e a aplicação de um questionário nas empresas de carcinicultura cearenses classificadas como de grande porte e associadas à Associação Brasileira de Criadores de Camarão, buscando conhecer o processo produtivo desta atividade, suas principais transações e áreas de responsabilidade. A pesquisa inicia-se com a apresentação da caracterização das empresas de carcinicultura, contextualizando sua importância no cenário econômico nacional. A etapa seguinte busca apresentar os principais conceitos do modelo de gestão desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) da Universidade de São Paulo, Gestão Econômica (GECON) que fundamentou teoricamente o modelo proposto para as empresas de carcinicultura. Os resultados obtidos demonstram a utilização de um processo decisório centralizador pelas empresas de carcinicultura. Além disso, o modelo de apuração de resultados adotado não gera informações sobre o resultado das transações de cada área de responsabilidade, apresenta apenas um resultado financeiro da empresa que só é mensurado com a realização da venda. O Modelo proposto é confrontado com o modelo tradicional utilizado pelas empresas pesquisadas com o intuito de demonstrar que há diferenças significativas no tocante às informações geradas, e que o modelo tradicional não reflete o resultado econômico real das empresas, podendo propiciar tomadas de decisões que não contribuem para a otimização do seu resultado.pt_BR
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