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dc.contributor.authorAbreu, Kélvya Freitas-
dc.contributor.authorBaptista, Lívia Márcia Tiba Rádis-
dc.date.accessioned2016-09-27T17:04:29Z-
dc.date.available2016-09-27T17:04:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn 1981-6677-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19783-
dc.descriptionABREU, Kélvya Freitas; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Raptista. Reflexões sobre a habilidade de leitura no ensino de língua estrangeira: o que dizem os documentos governamentais?. Revista HELB, Brasília v. 5, n. 5, p. 1-5, jan. 2011.pt_BR
dc.description.abstractThis study focused on building ananalytical review of government documents that guide the teaching of foreign language (FL) in Brazil. To this end,in light of the sociocultural approach (CASSANY, 2006), we aimed to understand the role of reading as a means of expanding knowledge, the construction of identity and criticality of the subject, represented by the documents after the LDBEN (BRAZIL, 1996). So getting back to this route, it is concluded that these were complemented and clarified certain theoretical orientations that were ambiguous in previous texts, as advancing a proposal directed to form plural subjects, critical and ethical LE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista HELB: História do ensino de línguas no Brasilpt_BR
dc.subject Documentos governamentaispt_BR
dc.subject Ensino de línguaspt_BR
dc.subject Leiturapt_BR
dc.subject Letramento(s)pt_BR
dc.subjectGovernment documentspt_BR
dc.subject Language teachingpt_BR
dc.subject Readingpt_BR
dc.subject Literacypt_BR
dc.titleReflexões sobre a habilidade de leitura no ensino de língua estrangeira: o que dizem os documentos governamentais?pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objetivo a construção de uma revisão analítica dos documentos governamentais que orientam o ensino em língua estrangeira (LE) no Brasil. Para tal, à luz da abordagem sociocultural (CASSANY, 2006), pretendeu­-se compreender o papel da leitura como meio de expansão do conhecimento, da construção da identidade e de criticidade do sujeito, veiculado por documentos posteriores à LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, ao retomar este percurso, conclui­-se que estes se complementaram e esclareceram determinadas orientações teóricas que se encontravam ambíguas nos textos anteriores, avançando quanto a uma proposta direcionada a formar indivíduos plurais, críticos e éticos em LE.pt_BR
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