Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDutra, Alek Sandro-
dc.contributor.authorLima, Lívia Karine Maia de Freitas-
dc.date.accessioned2016-09-27T17:43:28Z-
dc.date.available2016-09-27T17:43:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Lívia Karine Maia de Freitas. Escolas de ensino médio do campo no estado do Ceará: Mandalla como experiência de integração. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Fitotecnia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19791-
dc.description.abstractIntegrated production Mandalla is one of the actions of the Ceara state government that is highlighted, to strengthen and increase alternative income generation in family farming, generating economic development and career opportunities, providing social integration and sustainable coexistence with the environment. Given these possibilities five high schools of the field, located in agrarian reform settlement areas, saw this initiative the possibility of enabling the recovery of human dignity, by improving the quality of life, economic productivity and environmental balance, employing appropriate and cost-effective technologies that promote food autossustentação of family farmers in the communities where these schools were built. Because it is a descriptive research, the study sought to identify what changes in the construction process and implementation of this new proposed field of education in these five schools, through the work developed in Mandalla Integrated Production. To this end, there was literature surveys, experiences the field, conducting informal interviews and research of primary and secondary data. The results were that the processes encouraged by the implementation of Mandalla triggered the development of sustainable projects for schools and communities that can be allied to existing production processes in order to strengthen more and more the school and community. It concluded that the Rural Schools play an important socio-cultural role in the routine of the communities where they operate, since they are instruments that favor the strengthening and recovery of the culture and identity of the subjects, serving as a link between generations and the work in Mandalla , students, parents of students and the community as a whole could see a successful experience of agricultural production in semi-arid, making rational use of natural resources.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMandallapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.titleEscolas de ensino médio do campo no estado do Ceará: Mandalla como experiência de integraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA produção integrada Mandalla é uma das ações do governo do estado do Ceará que está em destaque, por fortalecer e intensificar as alternativas de geração de renda na agricultura familiar, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e profissionais, proporcionando uma integração social e convivência sustentável com o meio ambiente. Diante destas possibilidades cinco escolas de ensino médio do campo, localizadas em áreas de assentamento de reforma agrária, viram nesta iniciativa a possibilidade de viabilização do resgate da dignidade humana, através da melhoria da qualidade de vida, da produtividade econômica e do equilíbrio ambiental, empregando tecnologias apropriadas e de baixo custo que promovam a autossustentação alimentar dos agricultores familiares das comunidades onde essas escolas foram construídas. Por se tratar de uma pesquisa descritiva, o trabalho buscou identificar quais as mudanças no processo de construção e implementação desta nova proposta de educação do campo nessas cinco escolas, através do trabalho desenvolvido na Produção Integrada Mandalla. Para tanto, realizou-se levantamentos bibliográficos, vivências à campo, realização de entrevistas informais e pesquisa de dados primários e secundários. Os resultados encontrados foram que os processos produtivos incentivados pela implantação da Mandalla desencadearam a elaboração de projetos sustentáveis para as escolas e comunidades que possam se aliar aos processos de produção já existentes visando fortalecer cada vez mais a escola e comunidade. Concluiu-se que as Escolas do Campo desempenham um papel sociocultural importante na rotina das comunidades onde estão inseridas, uma vez que são instrumentos que favorecem o fortalecimento e resgate da cultura e da identidade dos sujeitos, servindo de elo entre as gerações e com os trabalhos na Mandalla, os alunos, os pais dos alunos e a comunidade como um todo puderam visualizar uma experiência exitosa de produção agrícola no semiárido, fazendo o uso racional dos recursos naturais.pt_BR
dc.title.enField of secondary education schools in Ceará state: Mandalla as integration experiencept_BR
Aparece nas coleções:PPGFIT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_lkmflima.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.