Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19797
Título: A leitura do gênero história em quadrinhos por leitores iniciantes
Autor(es): SERAFIM, Mônica de Souza
Palavras-chave: Estratégias de leitura
Leitores iniciantes
Histórias em quadrinhos
Data do documento: 2015
Editor: Revista (Con)Textos Linguísticos
Citação: SERAFIM, M. S. (2015)
Resumo: Este trabalho objetiva investigar as estratégias de leitura que os alunos da educação infantil V e da 1ª série do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero História em Quadrinhos. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Solé (1998), Girotto e Souza (2010), Mills (2009), Kress e van Leeuwen (1996) e Harvey e Goudvis (2008). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por dez entrevistas semiestruturadas realizadas no momento em que os alunos liam histórias em quadrinhos na sala de aula. Nosso estudo acerca desse material procurou focalizar a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que as crianças usam para compreender um texto.
Abstract: This study aims to investigate reading strategies that students from preschool V and 1st elementary school use for reading the comic strip genre. We will undertake our work based on mainly the contributions of Giasson (1996), Solé (1998), Girotto and Souza (2010), Mills (2009), Kress and van Leeuwen (1996) and Harvey and Goudvis (2008). To carry out this study, we used a corpus composed of ten semi-structured interviews conducted when students read comics in the classroom. Our study of this material sought to focus the reading of the drawing and written material as a continuum, in addition to showing the importance of knowing the paths, the strategies that children use to understand a text.
Descrição: SERAFIM, Mônica de Souza. A leitura do gênero história em quadrinhos por leitores iniciantes. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 9, n. 13, p. 107-122, 2015. Edição Especial Humor nos Quadrinhos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19797
ISSN: 1982-291X (impresso)
2317-3475 (online)
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_msserafim.pdf201,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.