Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19800
Tipo: Artigo de Periódico
Título : As concepções de leitura de professores em formação inicial e continuada: encontros ou desencontros?
Autor : Serafim, Mônica de Souza
Palabras clave : Concepções de leitura;Professores em formação inicial;Professores em formação continuada
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Eutomia
Citación : Serafim, M. S. (2015)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem por objetivo mostrar quais as concepções de leitura dos professores em formação inicial e continuada. A fim de vislumbrarmos quais são essas concepções e suas implicações, utilizaremos como postulados teóricos as contribuições de Braggio (1992), Martins (1992), Leffa (1996), Bronckart (2003, 2006), Clot (1999, 2006) e Cicurel (1974, 1996, 2001). A metodologia utilizada consistiu em uma entrevista com 25 professores em formação inicial e de 25 professores em formação continuada. A entrevista foi do tipo estruturada, contendo 10 perguntas. O resultado desta pesquisa nos mostrou que a concepção de leitura dos professores em formação inicial é mais voltada para uma concepção interativa de leitura ao passo que os professores em formação continuada tendem a ver a leitura enquanto um processo de decodificação e interpretação única do texto. Isso nos permitiu concluir que é cada vez mais urgente a necessidade de motivar os professores das escolas para modificar as práticas, de dar condições para que outras práticas sejam adotadas e de se investigar por que nos novos tempos velhas práticas ainda permanecem.
Abstract: This work aims to show that teachers' conceptions of reading in initial and continuing education. In order to see what these concepts and their implications are, we will use as theoretical postulates the contributions of Braggio (1992), Martins (1992), Leffa (1996), Bronckart (2003, 2006), Clot (1999, 2006) e Cicurel (1974, 1996, 2001). The methodology used consisted of an interview with 25 teachers in initial training and 25 teachers in continuing education. The interview was the structured type, containing 10 questions. The result of this research has shown that the design of initial training for teachers of reading is more focused on an interactive conception of reading while teachers in continuing education tend to see reading as a process of decoding and unique interpretation of the text. This allowed us to conclude that it is ever more urgent the need to motivate teachers of schools to modify the practice of giving conditions for other practices are adopted and to investigate why the new times old practices still remain.
Descripción : SERAFIM, Mônica de Souza. As concepções de leitura de professores em formação inicial e continuada: encontros ou desencontros? Eutomia, Recife, v. 15, n. 1, p. 315-337, jul. 2015.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19800
ISSN : 1982-6850
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_msserafim.pdf778,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.