Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1987
Título: Uso de otimização/simulação e previsão de afluências na operação tática dos reservatórios do sistema Jaguaribe-Metropolitano - CE
Título em inglês: Use of optimization / simulation and prediction of inflows in the operation tactical system of reservoirs Metropolitan Jaguaribe - CE
Autor(es): Cardoso, Giovanni Brígido Bezerra
Martins, Eduardo Sávio Passos Rodrigues
Souza Filho, Francisco de Assis de
Palavras-chave: Previsão
Previsão climática - Semi-Árido
Reservatórios
Data do documento: Out-2006
Editor: Revista Brasileira de Recursos Hídricos - RBRH
Citação: CARDOSO, G. B. B. ; MARTINS, E. S. P. B. ; SOUZA FILHO, F. A. (2006)
Resumo: O Semi-Árido brasileiro apresenta um regime de chuvas caracterizado por uma alta variabilidade espacial e temporal; rios intermitentes; altas taxas de evaporação, e solos, em geral, rasos e sobre um substrato cristalino, resultando em uma menor capacidade de infiltração e armazenamento. Várias incertezas inerentes ao processo de gerenciamento dos recursos hídricos estão relacionadas à oferta hídrica do Nordeste Semi-Árido, tendo como causa a variabilidade natural do regime de deflúvios, o que caracteriza a incerteza na quantidade de água disponível, ao passo que o aumento da população, a urbanização e o uso ineficiente da água agravam o quadro de atendimento à demanda. Diante do exposto, devem-se buscar alternativas para um melhor gerenciamento de recursos hídricos. Assim, o uso de técnicas de análise sistêmica, como simulação e otimização, combinadas com o uso de previsão de afluências a reservatórios, podem reduzir o quadro de incerteza presente no gerenciamento de recursos hídricos. Essa pesquisa faz parte de um programa de ações visando incorporar a previsão/informação climática no processo de alocação de água no Estado do Ceará, processo este desempenhado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH-CE. Neste artigo faz-se uso de técnicas de otimização/simulação para determinação de políticas ótimas na operação tática dos reservatórios do Sistema Jaguaribe-Metropolitano - Ceará, incorporando a previsão de afluências a partir de índices climáticos tais como El Niño e Dipolo do Atlântico. Como objetivos específicos, este artigo visa estabelecer Níveis Meta para operação dos reservatórios do sistema com base na climatologia (série histórica) e na informação climática (previsão); comparar os resultados obtidos a partir do conhecimento dos Níveis Meta (climatologia e previsão) e da operação adotada pela COGERH-CE, com aqueles correspondentes à melhor operação possível diante dos objetivos pré-estabelecidos (Futuro Conhecido) para o período de 1994 a 2001. Utilizando-se o método dos Vizinhos para a previsão de afluências e programação não linear com o algoritmo simplex Nelder-Mead como técnica de otimização, a metodologia proposta se mostrou adequada, atendendo aos objetivos pretendidos.
Descrição: CARDOSO, G. B. B. ; MARTINS, E. S. P. B. ; SOUZA FILHO, F. A. Uso de otimização/simulação e previsão de afluências na operação tática dos reservatórios do sistema Jaguaribe-Metropolitano - CE. RBRH, Porto Alegre, v. 11, n. 4, p. 175-186, out./dez. 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1987
ISSN: 1414-381X
Aparece nas coleções:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_fasouzafilhoUso_de_otimizacao_simulacao.pdf515,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.