Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1990
Título: Alocação administrativa de água: modelagem matemática do comportamento do usuário caroneiro e da agência auto-interessada em jogos estratégicos
Título em inglês: Administrative allocation of water: mathematical modeling of the behavior hitchhiker user and agency self-interest in strategic games
Autor(es): Souza Filho, Francisco de Assis de
Porto, Rubem La Laina
Palavras-chave: Água - Alocação
Recursos hídricos - Regulação
Outorga de águas
Data do documento: Abr-2008
Editor: RBRH — Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Citação: SOUZA FILHO, F. A. ; PORTO, R. L. L. (2008)
Resumo: A outorga de uso da água é o instrumento de alocação da água. A extensão da outorga a todos os usos significativos tem sido um objetivo freqüente em diversas instituições gestoras. Esta discussão freqüentemente ocorre dissociada dos mecanismos de controle (fiscalização e punição) necessários para que o direito de uso seja garantido. A dissociação entre outorga e fiscalização pode permitir a ação de caroneira (free-riders) impondo perdas sociais e privadas no hidrossistema. A fiscalização por sua vez tem um custo para o Estado devendo ser corretamente dimensionada e projetada para evitar gastos desnecessários. Este artigo propõe modelo matemático para quantificar a relação entre outorga e fiscalização baseado na teoria dos jogos e na escola economia “Law & Economics”. Define-se e equaciona-se a efetividade de fiscalização necessária para controlar a ação caroneira. A receita auferida pela aplicação de multas pode tornar-se o objetivo da agência de água, tornando a agência auto interessada. Analisa-se o comportamento da agência de água que atue com o objetivo de maximizar receita e mostra-se quão danoso pode ser este comportamento.
Descrição: SOUZA FILHO, F. A. ; PORTO, R. L. L. Alocação administrativa de água: modelagem matemática do comportamento do usuário caroneiro e da agência auto-interessada em jogos estratégicos. RBRH, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 189-203, abr./jun. 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1990
ISSN: 1414-381X
Aparece nas coleções:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_fasouzafilhoAlocacaoadministrativa.pdf382,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.