Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19914
Título: A Comédia Latina: Miles Gloriosvs de Plauto
Autor(es): OLIVEIRA, Roberto Arruda de
Palavras-chave: Comédia latina
MIles Gloriosus de Plauto
Teatro romano
Data do documento: 2012
Editor: Expressão Gráfica e Editora
Citação: OLIVEIRA, R. A. (2012)
Resumo: O teatro romano remonta, provavelmente, a brincadeiras tolas trocadas entre os camponeses levemente embriagados169 por ocasião das colheitas. Somente no ano 240 a.C. é que um liberto de origem grega, Lívio Andronico, confere ao teatro latino a primeira peça teatral imitada170 da literatura grega. Tanto quanto os gregos os romanos não conheceram um teatro permanente com preço de entrada estabelecido. Entre os gregos também, o teatro estava ligado ao culto público e parece ter somente tido como propósito proporcionar diversão anual ao povo. Diferentemente do brilho das festas dionisíacas atenienses, os jogos cênicos em Roma se limitavam a festas nacionais e religiosas celebradas para pedir ou agradecer aos deuses, para venerar os mortos ilustres.
Descrição: OLIVEIRA, Roberto Arruda de. A comédia latina: Miles Gloriosus de Plauto. In: POMPEU, Ana Maria César; ARAÚJO, Orlando Luiz de; PIRES, Robert Brose. (Orgs.). O riso no mundo antigo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, p. 109-125.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19914
ISBN: 978-85-420-0033-7
Aparece nas coleções:DLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_raoliveira.pdf259,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.