Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20022
Título: Resenha de CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia
Autor(es): SILVA, Joelma Tito da
Palavras-chave: Fernando José de Almeida Catroga
Anamnese
História
Morte
Data do documento: 2007
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: SILVA, J. T. (2007)
Resumo: Tecendo uma análise acerca da memória e da historiografia como construídas a partir de ritualizações do passado, o historiador português Fernando José de Almeida Catroga propõe a existência de analogias entre anamnese e a história, na medida em que ambas se relacionam com a morte com base em uma "poética da ausência" que ao lembrar, homenagear e celebrar o morto acaba por situar os vivos no tempo e no espaço. A tênue fronteira demarcada entre memória e história não compromete a especificidade de ambas. Se por um lado a história laiciza e produz seu discurso sustentando a retórica na prova para conferir-lhe valor de verdade científica por outro lado a memória sacraliza o pretérito e almeja aproximar-se do real-passado ao presumir a fidelidade do narrador aos fatos, isto é, busca ascender ao verossímil na tensão tridimensional do tempo. Se na modernidade foi possível pensar a relação dos sujeitos com o passado como uma liturgia da lembrança legitimadora de laços de pertencimento à coletividades genealógicas, classistas, nacionais etc, na contemporaneidade a idéia de um projeto comum parece enfraquecer-se diante do culto ao presente, ao efêmero, legitimado nos meios acadêmicos pela crítica ao historicismo. Estaríamos assistindo a uma caótica desritualização da memória produzida por sociedades amnésicas ou a uma nova forma de lidar com as múltiplas temporalidades que desconcertou e desestabilizou o sentido linear de urna história que se propunha universal? Questão polêmica que envolve a reflexão sobre os rituais de recordação acentuados durante a modernidade e que, no entanto, no presente parecem esvaziar-se paulatinamente...
Descrição: SILVA, Joelma Tito da. Resenha.Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 5, n. 9/10, p. 295-298, 2007. Resenha de: CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia. Coimbra: Quareto, 2001.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20022
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_jtsilva.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.