Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20246
Título: Juventude no semiárido nordestino: caminhos e descaminhos da emigração
Autor(es): FERREIRA, Karla Patrícia Martins
BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz
Palavras-chave: Jovens
Sertanejos
Data do documento: 2013
Editor: EDUFRN
Citação: FERREIRA, K. P. M.; BOMFIM, Z. A. C. (2013)
Resumo: Agora pensando segui ôtra tria, chamando a famia, começa a dizê: eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo, nós vamo a São Paulo, vivê ou morrê... Nós vamo a São Paulo, que a coisa tá feia; Por terras aleias nós vamo vagá. Se o nosso destino não fô tão mesquinho, Pro mêrmo cantinho nós torna a vortá (Patativa do Assaré, A triste partida). O poema “A triste partida”, do poeta cearense Patativa do Assaré, que veio a ser brilhantemente musicado por Luiz Gonzaga, traduz a dor do sertanejo em deixar sua terra e o desejo de um dia, se o destino permitir, voltar ao seu lugar de origem. Sobre isso, durante muitos anos, foi muito fácil culpabilizar a seca como única responsável pelo grande número de emigrações nordestinas rumo aos grandes centros urbanos do país, mesmo sendo esta um evento climático natural de regiões semiáridas, portanto previsível e até, de certo modo, esperada, apesar de nunca desejada.No entanto, percebemos atualmente que o interesse e a necessidade de jovens do campo tornarem-se emigrantes têm diminuído gradativamente. São vários os fatores relacionados a esse fenômeno, entre eles o notável inchaço dos maiores centros urbanos, o que muda a política de incentivo à migração, que foi uma das bases para a construção das grandes cidades, com mão de obra barata e abundante vinda do campo. Outro fator tem sido a necessidade de estimular uma revalorização da agricultura, já que os jovens se afastavam cada vez mais desse tipo de atividade a ponto de se temer, para o futuro, um colapso no abastecimento...
Descrição: FERREIRA, Karla Patrícia Martins; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Juventude no semiárido nordestino: caminhos e descaminhos da emigração. In: LEITE, Jader Ferreira; DIMENSTEIN, Magda (Orgs.). Psicologia e contextos rurais. Natal: EDUFRN, 2013, p. 89-116.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20246
Aparece nas coleções:DPSI - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_zacbomfim.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.