Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2038
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo sobre a conservação de caudas da lagosta PANULIRUS ARGUS (LATREILLE)
Autor(es): Ogawa, Masayoshi
Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Bastos, José Raimundo
Noronha, Maria da Conceição Caland
Alves, Maria Ivone Mota
Palavras-chave: Lagosta
Data do documento: 1970
Instituição/Editor/Publicador: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA, Masayoshi et al. Estudo sobre a conservação de caudas da lagosta PANULIRUS ARGUS (LATREILLE). Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 10, n.2, p. 159-163, dez. 1970.
Resumo: As lagostas se incluem entre os principais recursos pesqueiros marinhos do nordeste brasileiro, sendo a produção exportada para o exterior, sob a forma de caudas congeladas. Na maioria dos barcos de pesca, as lagostas são descabeçadas logo após a captura, sendo as caudas lavadas com água do mar e acondicionadas em gelo nos porões, onde permanecem durante um período de até 20 dias. Muitas vezes, as caudas de lagostas são desembarcadas em estado precário de conservação, depreciadas tanto pela baixa qualidade como pelo aparecimento da mancha preta, causando prejuízos aos armadores e/ou empresários de pesca. O presente trabalho estuda a ação da clorotetraciclina e do bisulfito de sódio, sobre as caudas da lagosta Panulirus argus (Latreille), tendo em vista prolongar o seu tempo de conservação em gelo, e a prevenção da mancha preta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2038
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1970_art_mogawaa.pdf312,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.