Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20912
Título: A efetivação da educação em saúde na Atenção Básica
Autor(es): Santos, Érika Sales dos
Gomes, Ana Paula Sousa
Rabêlo, Isadora Benevides
Oliveira, Lúcia Conde de
Palavras-chave: Atenção Básica
Estratégia Saúde da Família
Educação em saúde
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Santos, E. S.; Gomes, A. P. S.; Rabêlo, I. B.; Oliveira, L. C. (2011)
Resumo: O presente artigo aborda os resultados parciais da pesquisa intitulada “Participação popular na Estratégia Saúde da Família - ESF”, a qual está sendo realizada em cinco Centros de Saúde da Família (CSF) da Secretaria Executiva Regional IV em Fortaleza. Neste, discorreremos sobre a efetivação das atividades de educação e promoção da saúde no CSF Ocelo Pinheiro, localizado no bairro Itaoca. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo Pesquisa Participante. As técnicas de coleta de dados são a observação participante e o grupo focal. Pretende-se mobilizar e sensibilizar os coordenadores, profissionais da saúde e lideranças comunitárias para participarem do processo de investigação, elaboração e execução dos planos de ação desmistificando as noções ilusórias de participação e fortalecendo o entendimento da mesma. Com relação aos resultados preliminares, a Unidade possui quatro equipes de saúde da família, sendo que cada uma possui em média oitocentas famílias adscritas, mas acaba sendo responsável pela atenção a cerca de 8.540 pessoas, quase o triplo da quantidade determinada pelo Ministério da Saúde. No âmbito da educação em saúde, as atividades realizadas ainda são pontuais e focalizadas. Em geral, resumem-se a intervenções em sala de espera desenvolvidas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os temas abordados não são escolhidos pelos usuários, mas sim pelo que se acredita ser de interesse da maioria, o que caracteriza a reprodução da passividade usual dos processos pedagógicos tradicionais. São realizadas também algumas atividades de saúde bucal nas escolas, as quais ainda não são suficientes e satisfatórias.
Descrição: SANTOS, Érika Sales dos; GOMES, Ana Paula Sousa; RABÊLO, Isadora Benevides; OLIVEIRA, Lúcia Conde de. A efetivação da educação em saúde na Atenção Básica. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES. HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-14.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20912
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_essantos.pdf164,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.