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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Francisca Elle da Fonseca-
dc.contributor.authorOliveira, Joyce Mara Silva de-
dc.contributor.authorMendes, José Ernandi-
dc.date.accessioned2016-11-09T13:21:47Z-
dc.date.available2016-11-09T13:21:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFREITAS, Francisca Elle da Fonseca; OLIVEIRA, Joyce Mara Silva de; MENDES, José Ernandi. E o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES. HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20914-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subjectDesafios no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPerspectivas de universidadept_BR
dc.titleE o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos tem se tornado cada vez mais difícil encontrar estudantes oriundos da rede pública nas grandes universidades públicas brasileiras. Segundo o Censo da Educação Superior de 2008, esse número é de aproximadamente 15%. Dos problemas envolvendo a educação pública cearense, a baixa qualidade tem sido um dos mais enfatizados pelos sujeitos da comunidade escolar e segmentos sociais diversos. Outra questão debatida é a centralização dos campi avançados da UECE e da UFC, que não atendem igualmente a demanda de todas as regiões do estado. As alternativas encontradas pelos estudantes da rede pública para driblarem essa realidade são ações como o aumento da procura pelos cursinhos preparatórios, bolsas do PROUNI, FIES, cursos à distância e até o deslocamento para outros estados. Essa situação incitou uma aluna do 3º ano do Ensino Médio estadual a questionar: “E o aluno da escola pública, onde é que tá?”. Desta forma, o objetivo deste artigo é situar a trajetória dos alunos da rede pública, na cidade de Russas, que buscam uma formação acadêmica. A metodologia conjuga entrevistas a alunos e professores da rede pública de ensino médio e discursos veiculados por órgãos governamentais e pela mídia impressa. Os resultados iniciais apontam que os estudantes da rede pública não se fazem presentes nos cursos de maior prestígio socioeconômicos das universidades públicas.pt_BR
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