Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20920
Título: A definitude na fala e na escrita
Autor(es): Neves, Giselli Freitas
Palavras-chave: Definitude
Referência
Estatuto informacional
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Neves, G. F. (2011)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a expressão da definitude e o fluxo informacional. Para tanto, analisa os valores semântico-discursivos de determinantes definidos e indefinidos numa amostra do português falado e escrito do Corpus Discurso e Gramática. A hipótese de trabalho é que a definitude manifesta-se em graus diferenciados na fala e na escrita, uma vez que, na escrita, haveria maior apelo à memória de longo prazo. Para testar esta hipótese, será feita análise quantitativa, usando como recurso o software SPSS, e qualitativa, com base no funcionalismo norteamericano (GIVÓN, 2001; PRINCE, 1981).
Descrição: NEVES, Giselli Freitas. A definitude na fala e na escrita. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20920
ISSN: 21777624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_gfneves.pdf182,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.