Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20928
Título: A família inserida na política de Assistência Social: uma breve consideração
Autor(es): Cunha, Laís Carvalho
Palavras-chave: Políticas sociais
Família
Assistência Social
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos.
Citação: Cunha, L. C. (2011)
Resumo: A pesquisa intitulada: “A família inserida na Política Pública de Assistência Social: Uma breve consideração” tem como objetivo principal proporcionar uma reflexão acerca da família e sua inserção no âmbito da Política Pública de Assistência Social, considerando que essa política a coloca como grupo central de sua atuação. Para isso traçamos uma discussão sobre as políticas sociais voltadas para a família, esta vista como célula básica da sociedade, conforme preconiza a Constituição Brasileira de 1988. Traçamos ainda uma discussão acerca do histórico das políticas sociais, destacando o liberalismo clássico, o Welfare State e o neoliberalismo, contextualizando com as expressões da questão social que se manifestam no ambiente familiar e a forma como essas vêm sendo enfrentadas de forma precarizada pelas políticas sociais. Discutimos ainda sobre a construção das políticas sociais no Brasil, desde as primeiras iniciativas do Estado até os dias atuais, destacando a centralidade da família nas ações desenvolvidas pela Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Para a obtenção da finalidade deste estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. O estudo constatou que a convivência familiar se mostra fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e a sua inserção em um campo social mais amplo do que o núcleo familiar, favorecendo o processo de individualização dos sujeitos, ao passo que também contribui para a construção da consciência de si e da coletividade da qual faz parte. A partir da objetivação deste estudo, foi constatado que as políticas sociais voltadas para a família devem ser implementadas visando uma perspectiva de universalização e totalidade, considerando a análise e compreensão dos problemas das famílias e não de seus membros isoladamente, alheios ao convívio familiar. Dessa forma, a pesquisa aqui apresentada expõe o contexto da família e sua inserção nas políticas sociais, atentando para as dificuldades entre a articulação das disposições legais e políticas e a efetivação das mesmas na realidade das políticas públicas brasileiras.
Descrição: CUNHA, Laís Carvalho. A família inserida na política de Assistência Social: uma breve consideração. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-15.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20928
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_lccunha.pdf150,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.