Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20957
Título: A obstinação em dizer, sem ter dito: elementos carnavalescos nas canções buarqueanas
Autor(es): Lima, Elielder de Oliveira
Gonçalves, João Batista Costa
Palavras-chave: Bakhtin
Carnavalização
Chico Buarque
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos.
Citação: Lima, E. O.; Gonçalves, J. B. C. (2011)
Resumo: Este artigo analisa as canções de Chico Buarque de Hollanda produzidas durante a Ditadura Militar aqui no Brasil a luz da teoria da carnavalização presentes nas obras Problemas da Poética de Dostóiévski (1981) e A Cultura Popular na Idade Média: o contexto de François Rabelais (1987) de Mikhail Bakhtin. A análise busca estabelecer um diálogo entre a teoria bakhtiniana da carnavalização, compreendida com uma influência do carnaval na literatura e em outros gêneros, com as canções buarqueanas.
Descrição: LIMA, Elielder de Oliveira; GONÇALVES, João Batista Costa. A obstinação em dizer, sem ter dito: elementos carnavalescos nas canções buarqueanas. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-14
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20957
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_eolimajbcgonçalves.pdf136,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.