Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21121
Título: A configuração político-partidária imperial a partir dos debates acerca da Abolição no Ceará (1867-1884)
Autor(es): Sousa, Mariana de Oliveira
Palavras-chave: Abolição no Ceará
Política
Identidade
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Sousa, M. O. (2011)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a configuração político-partidária imperial a partir das posturas assumidas em relação à abolição da escravidão no Ceará, no período compreendido entre os anos de 1867 e 1884. A proposta é fazer um diálogo entre as discussões a nível local e a nível nacional, desenvolvendo uma análise mais abrangente que não atente somente para as realidades particulares, mas que as perceba inseridas em um contexto mais amplo a partir do qual se torna possível compreender as individualidades. O trabalho tem por objetivos mapear as identificações político-partidárias dos envolvidos na discussão sobre a emancipação dos escravos; acompanhar as discussões referentes à abolição da escravidão no Ceará; analisar os indivíduos políticos em suas relações com os partidos aos quais se encontram filiados e as propostas políticas destes; tentar compreender e situar, dentro do contexto brasileiro, as posturas políticas assumidas pelos deputados cearenses acerca da abolição da escravidão; investigar as posturas políticas nacionais referentes á emancipação dos escravos e analisar as divergências inter e intrapartidárias. Para alcançar tais objetivos, selecionamos como fontes alguns periódicos da segunda metade do século XIX (jornais Cearense, Constituição, gazeta do Norte, O Libertador e Pedro II), os Annaes da Assembléa Provincial do Ceará, os Annaes do Senado do Brazil, as Atas do conselho de Estado Pleno e a Collecção das Leis Imperiais. A partir destas fontes e de leituras de cunho historiográfico, nos propomos a refletir sobre a plasticidade das fronteiras entre liberais e conservadores, pensado os partidos imperiais de forma heterogênea e tentando mapear os elementos de identificação que perpassam os indivíduos no processo de identificação a um partido político.
Descrição: SOUSA, Mariana de Oliveira. A configuração político-partidária imperial a partir dos debates acerca da Abolição no Ceará (1867-1884). In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-14.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21121
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_mosousa.pdf190,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.