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dc.contributor.advisorMartins, Karla Patrícia Holanda-
dc.contributor.authorBayma, Manuella Bachá Joca-
dc.date.accessioned2016-11-23T17:50:25Z-
dc.date.available2016-11-23T17:50:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARARIPE, Natalie Brito. A atuação do acompanhante terapêutico no processo de inclusão escolar. 2012. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21160-
dc.descriptionBAYMA, Manuella Bachá Joca. Considerações psicanalíticas sobre a etiologia do sofrimento depressivo em crianças. 2016. 91f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectPsychic constitutionpt_BR
dc.subjectCriança - Depressão (psic.)pt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectSofrimento psíquicopt_BR
dc.titleConsiderações psicanalíticas sobre a etiologia do sofrimento depressivo em criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como tema central discutir acerca das possíveis incidências da depressão em crianças. Mediante as manifestações de sofrimento psíquico na infância, nos questionamos sobre o que realmente está em jogo, quando escutamos que uma criança tem depressão, principalmente por considerarmos que essa se encontra no processo de estruturação psíquica, sendo este um momento refletor de mudanças heterogêneas e significativas para o infante. Diante disso, a pesquisa objetivou empreender uma reflexão, dentro do viés psicanalítico, sobre a depressão infantil, correlacionando-a aos diferentes tempos da constituição psíquica. A metodologia utilizada para atingir o objetivo proposto centrou-se em uma pesquisa bibliográfica. Em um primeiro momento, realizou-se uma investigação das produções psicanalíticas sobre a infância, seguindo autores que localizaram a problemática da depressão no contexto inicial da constituição do sujeito psíquico, com o intuito de traçar linhas de tensão e concordância entre eles. Foram retomados autores como Melanie Klein, René Spitz, John Bowlby, Donald Winnicott, André Green, dentre outros. Em seguida, exploraram-se os diferentes tempos dos processos de constituição e as suas possíveis correlações com a depressão infantil. Dentre as obras utilizadas neste momento estão as produções de Sigmund Freud e Jacques Lacan, assim como as de psicanalistas contemporâneos, como Mauro Mendes Dias e Maria Rita Kehl. Por fim, problematizou-se o tema da depressão em crianças com a teoria freudiana do período de latência e do conceito de inibição. Para isso foi feito um diálogo com autores contemporâneos, que também contemplaram o assunto. Os resultados da pesquisa apontaram para a heterogeneidade com que as manifestações de sofrimento psíquico na infância, especificamente a depressão, podem ser compreendidas: ora enquanto um dado estrutural, que concerne ao desenvolvimento, ora enquanto afecção embasada nas relações primordiais do infante. Esses diferentes entendimentos têm muito a contribuir com os profissionais que se atém ao cuidado à infância, uma vez que serve como uma alerta acerca da pressa em diagnosticar e também em medicar. Acreditamos, portanto, que a psicanálise, avessa às generalizações psicopatológicas, tem muito a contribuir na compreensão e discussão sobre a infância e na clínica voltada para esse tempo.pt_BR
dc.title.enPsychoanalytical considerations on the etiology of infant depressive sufferingpt_BR
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