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dc.contributor.authorRodrigues, Laécio Ricardo de Aquino-
dc.date.accessioned2016-11-28T14:30:00Z-
dc.date.available2016-11-28T14:30:00Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino. O intérprete e o protestante: patrimonialismo em “Raízes do Brasil”. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 5, n. 9/10, p. 149-161, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1676-3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21174-
dc.description.abstractThe essay presents a retrospective of some concepts of "Max Weber's Sociology", focusing the theme traditional domination. Also the author analyses its introduction and influence in Brazilian Sociology, after its inclusion in a classic book named "Raizes do Brasil" (Brazilian Roots, literally), written by Sérgio Buarque de Holanda, an important Brazilian intellectual of the 20" century. His lecture of Weber work inspired several intellectuals through the next decades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História da UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimonialismopt_BR
dc.subjectRaízes do Brasilpt_BR
dc.subjectIntérpretes do Brasilpt_BR
dc.subjectPatrimonialismpt_BR
dc.titleO intérprete e o protestante: patrimonialismo em “Raízes do Brasil”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensaio apresenta uma recapitulação de alguns dos pressupostos da sociologia weberiana, para destacar um de seus conceitos centrais: a dominação tradicional e suas duas vertentes clássicas - o patriarcalismo e o patrimonialismo. Ao propor a revisão, o autor assume como objetivo analisar a inserção e consolidação desta categoria no "pensamento social brasileiro", a partir de sua inclusão no clássico "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, onde ocupa um protagonismo até então inédito nas publicações científicas nacionais. De maneira fecunda, Sérgio dialoga com o intelectual alemão, propondo uma interpretação original de nossa singularidade cultural e política - leitura esta que inspiraria toda uma tradição intelectual posterior, cujo maior expoente foi Raymundo Faoro, através de outro estudo clássico intitulado "Os Donos do Poder".pt_BR
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