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dc.contributor.authorCanevacci, Massimo-
dc.date.accessioned2016-12-05T13:13:15Z-
dc.date.available2016-12-05T13:13:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCanevacci, M. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21194-
dc.descriptionCANEVACCI, Massimo. Metrópole comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 173-191, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociais da UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetrópole comunicacionalpt_BR
dc.subjectArte públicapt_BR
dc.subjectAuto representaçãopt_BR
dc.subjectSujeito transurbanopt_BR
dc.subjectMetrópole performáticapt_BR
dc.subjectMetrópole ubíquapt_BR
dc.subjectMetrópoles exterminadaspt_BR
dc.titleMetrópole comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbanopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs relações entre antropologia, artes, metrópole são fundamentais ainda mais nesse contexto glocal: aqui apresento um excursus sobre os conceitos-chaves que caracterizam a metrópole comunicacional: Metrópole performática – Metrópole ubíqua – Metrópoles eXterminadas.Na perspectiva etnográfica aplicada na metrópole contemporânea, a performance está localizada no cruzamento transitivo entre auto representação, ubiquidade subjetiva e mudanças estéticas. Comportamentos performáticos espontâneos, programados ou simplesmente solicitados estão se difundindo nos diversos espaços urbanos, segundo modalidades diversificadas e apresentando uma crescente intriga de público/privado. Aqui se cruzam arte pública, street art, writing, grafi te, pichações, publicidade, adbuster, bodyart etc. Simetricamente a comunicação digital expande um sujeito glocal que exprime autonomias criativas e horizontais desejos de expressividade: uma composição “política” de auto- representação, metrópole comunicacional e culturas digitais [...]pt_BR
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