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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Liga de cores: relatos sobre direito à história da criança no contexto do acolhimento institucional
Título en inglés: The color alloy: reports right to the child’s history in the context of institutional care
Autor : Lopes, Bruna Maria Rodrigues
Boesmans, Emilie Fonteles
Lopes Júnior, Antonio Dário
Monte, Bárbara Castelo Branco
Pinheiro, Jéssica Pascoalino
Cordeiro, Andréa Carla Filgueiras
Palabras clave : Acolhimento institucional;Crianças;Mediação;Narrativa
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Revista de Psicologia da UFC
Citación : LOPES, Bruna Maria Rodrigues; BOESMANS, Emilie Fonteles; LOPES JÚNIOR, Antonio Dário; MONTE, Bárbara Castelo Branco; PINHEIRO, Jéssica Pascoalino; CORDEIRO, Andréa Carla Filgueiras. Liga de cores: relatos sobre direito à história da criança no contexto do acolhimento institucional. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 224-231, jan./jun. 2016.
Resumen en portugués brasileño: O artigo apresenta o projeto de extensão Liga de Cores, vinculado ao Núcleo Cearense de Estudo e Pesquisa sobre a Criança (NUCEPEC). O projeto ocorreu durante os anos de 2013 a 2014, com a proposta de registro de história de vida de crianças acolhidas em uma Unidade de Acolhimento do município de Fortaleza, por meio da utilização da ferramenta Fazendo Minha História, criada pelo Instituto Fazendo História. As histórias da mediação de leitura serviam como um mote para trabalhar alguns aspectos das vivências das próprias crianças, as quais eram registradas em um álbum pessoal. O desenvolvimento do projeto ocorreu em três momentos: o aprofundamento da base teórica, no qual foram estudados os aspectos teóricos que norteiam a compreensão das instituições de acolhimento; a intervenção propriamente dita e o terceiro momento que consistiu nas supervisões e orientações acerca do planejamento das atividades de intervenções. O projeto alcançou o objetivo de deslocar práticas institucionais cristalizadas, causando questionamento para os profissionais e permitindo às crianças a apropriação de sua história de vida ou sua construção enquanto narrativa singular.
Abstract: The aim of this study is presents the Color Alloy extension liked to Cearense Center for Study and Research on Children (NUCEPEC). The project took place during the years 2013-2014, with the registration proposal of children’s life story upheld in institutional shelter in the city of Fortaleza, through the use of Making My Story tool, created by the Institute Making History. The stories of reading mediation served as a motto to work some aspects of the experiences of children themselves, which were recorded in a personal album. The development of the project took place in three stages: the deepening of the theoretical basis, in which they studied the theoretical aspects that guide the understanding of the host institutions; the intervention itself and the third time that consisted of the supervisions and guidance on the planning of intervention activities. The project achieved the goal of moving crystallized institutional practices, causing challenge for professionals and allowing children ownership of their life history, or its construction as singular narrative.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21219
ISSN : 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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