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dc.contributor.authorGoes, Graciete Tozetto-
dc.contributor.authorBrandalise, Mary Ângela Teixeira-
dc.date.accessioned2016-12-13T12:59:45Z-
dc.date.available2016-12-13T12:59:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGoes, G. T.; Brandalise, M. A. T. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21272-
dc.descriptionGOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 105-117, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe current research presents, as a theme, the need to evaluate undergraduate academic degree courses in an institution in Paraná-Brazil. The main purpose was to analyze the teachers’ formation based on their statements after graduation. Therefore, data regarding suggestions about the curricular organization of the course were collected. Those data was categorized according to Lefrève and Lefrève (2005) method about Discourse of the collective subject.This paper is systematized into three sections, besides introduction and final dispositions. The first section presents a brief reflection about the initial teacher’s formation. The second one exposes the evaluation process, and finally, the third one presents the data and its analysis. As a result, it is possible to point out that the graduates realize a devaluation of undergraduate academic degree courses compared to bachelor degrees. In addition, their statements revealed a conflictive relationship between graduated from bachelor degrees and the ones from undergraduate academic degree courses regarding inclusion or exclusion of disciplines.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de cursos de licenciaturapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleAvaliação dos cursos de licenciatura por egressos: contribuições à organização curricularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como tema a avaliação dos cursos de graduação em licenciatura em uma instituição paranaense. O objetivo foi analisar a formação de professores a partir dos depoimentos dos licenciados egressos dos cursos de licenciatura. Para tanto, inicialmente, foram selecionados os depoimentos sobre as sugestões relativas à organização curricular do curso. Os dados foram categorizados e organizados segundo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefrève e Lefrève (2005). O artigo está organizado em três seções, além da introdução e das disposições finais. Na primeira, apresenta-se uma breve reflexão sobre a formação inicial de professores. Na segunda, informa-se sobre o processo de avaliação realizado. Por fim, na terceira seção, apresentam-se os dados e sua análise. Como resultados, é possível destacar que os egressos percebem a desvalorização das licenciaturas em relação aos bacharelados e valorizam a relação com a escola no processo formativo. Além disso, observa-se, nos depoimentos, a relação conflitiva entre bacharelados e licenciaturas quanto à inclusão ou exclusão de disciplinas.pt_BR
dc.title.enEvaluation of undergraduate academic degree courses by graduated students: contributions to curricular organizationpt_BR
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