Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Edivaldo Cesar Camarotti-
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignácio-
dc.date.accessioned2016-12-13T14:51:16Z-
dc.date.available2016-12-13T14:51:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMartins, E. C. C.; Calderón, A. I. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21274-
dc.descriptionMARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Boas práticas e elevado desempenho escolar em contexto de vulnerabilidade social com referência aos resultados do IDEB. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 130-144, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractOver last decades, the studies about the so-called good school practices have been increasing, into the context of school effectiveness. Regarding that subject, the studies of good school practices in areas of social vulnerability are drawing attention to some academic community sectors, yet a few. The current paper aims to present the results of a survey that identified good school practices at a high social vulnerability school, situated in a metropolitan region in São Paulo-Brazil, that has exceeded all the targets set by the Brazilian Education Department based on an index of education development concerning both Elementary and High Schools, which abbreviation in Portuguese is IDEB, through the period of 2007 to 2011. In conclusion, the improvement of school performance is directly related to a school based on student-centered learning, with a committed teamwork focused on pedagogical framework, relating practices and initiatives that involve family in school activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBoas práticas escolarespt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectEscola eficazpt_BR
dc.titleBoas práticas e elevado desempenho escolar em contexto de vulnerabilidade social com referência aos resultados do IDEBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNas últimas décadas, constata-se o surgimento de estudos a respeito das chamadas boas práticas escolares, contextualizados no campo da eficácia escolar. Dentro dessa temática, os estudos das boas práticas escolares em regiões de vulnerabilidade social vêm despertando o interesse por parte de setores, ainda reduzidos, da comunidade acadêmica. O presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que identificou boas práticas escolares numa escola de alta vulnerabilidade social, localizada na região metropolitana de São Paulo, Brasil, que superou todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, entre os anos de 2007 e 2011. Demonstrou-se que a melhoria do desempenho escolar está estreitamente vinculada à construção de uma escola voltada à aprendizagem, existindo um sério trabalho em equipe focado no âmbito pedagógico, articulando práticas e iniciativas que envolvem a família nas atividades escolares.pt_BR
dc.title.enGood school practices and high school performance into the context of social vulnerability based on IDEB resultspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_eccmartins.pdf283,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.