Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21282
Título: Antropologia do sensível: etnografia e ficção como artes de fazer pesquisa
Autor(es): Silva, Cristina Maria da
Palavras-chave: Ficção
Etnografia
Experiência social
Data do documento: 2015
Editor: 5ª Reunião Equatorial de Antropologia/ 14ª Reunião de Antropologia do Norte e Nordeste
Citação: Silva, C. M. (2015)
Resumo: A partir de uma pesquisa com escritores literários, deparei-me com os possíveis, embates, encontros, métodos e conversações entre as ciências sociais e a ficção. Entre eles, a questão que me coloco é a relação entre a etnografia e a ficção no ato de contar e narrar as experiências humanas, percorrer os seus rastros e restos. A etnografia tem caminhando entre as ficções da vida social para se configurar como texto e leitura da cultura, o cenário da escrita é a prova de que se esteve no campo e a descrição representa a realidade observada. A escritura literária capta a trama social recombinando seus sentidos. Não apenas imita a realidade vista, mas decompõe suas estruturas de organização. Ambas caminham entre o verdadeiro, o falso e o fictício na composição da narrativa. Ambas são narrativas? O que seria um autor para a antropologia, o mesmo que é um narrador para a literatura? Ambas são encontros e fabulações sobre esses encontros, entre pessoas e fatos, entre sujeitos de pesquisa e seres reais, personagens e suas ficcionalidades escritas e narradas. Olhar para a realidade não é uma competência é uma experiência,alerta-nos Didi Huberman é nesse sentido e com essa intuição que desbravamos as fronteiras entre o trabalho antropológico e o trabalho ficcional buscando recompor experiências individuais e coletivas através dos passos e dos rastros das enunciações de uma “geografia de ações” do nosso tempo.
Descrição: SILVA, Cristina Maria da. Antropologia do sensível: etnografia e ficção como artes de fazer pesquisa. In: REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA; REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO NORTE E NORDESTE, 5.;14., 2015, Maceió. Anais... Maceió: EDUFAL, 2015. 16 p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21282
ISBN: 978-85-7177-886-32
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_cmsilva.pdf159,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.