Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21392
Título: Festas, brincantes e poder público: os blocos de pré-Carnaval e a política de editais em Fortaleza
Autor(es): Cruz, Danielle Maia
Rodrigues, Lea Carvalho
Palavras-chave: Carnaval
Política cultural
Turismo
Fortaleza
Data do documento: 2015
Editor: Revista Anthropológicas
Citação: Cruz, D. M.; Rodrigues, L. C. (2015)
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre o recente processo de mudanças nas festas carnavalescas de Fortaleza. Isto se relaciona a um conjunto de medidas implementadas pela gestão municipal entre 2006 e 2012, cujo objetivo, entre outros, era tornar a cidade atrativa ao turista durante o ciclo carnavalesco, tanto por suas paisagens naturais, como pelas manifestações culturais. A partir de 2006, a prefeitura de Fortaleza passou a oferecer recursos para agremiações carnavalescas através de uma política de editais. Com isso, houve expressivo crescimento das festas carnavalescas na cidade, sobretudo do pré-Carnaval. Entretanto, surgiram também formas de controle da festa, principalmente do repertório musical. Este artigo pretende contribuir para o debate acerca das relações entre festas carnavalescas, brincantes e poder público. Parte-se do pressuposto de que uma ampla compreensão sobre o assunto requer uma análise que não se concentre somente na festa, mas também na ação do poder público por meio das políticas formuladas para estimular e/ou regrar essas manifestações populares.
Descrição: CRUZ, Danielle Maia; RODRIGUES, Lea Carvalho. Festas, brincantes e poder público: os blocos de pré-Carnaval e a política de editais em Fortaleza. Revista Anthropológicas, Recife, ano 19, v. 26, n. 1, p. 45-74, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21392
ISSN: 1516-7372
2525-5223
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_dmcruz.pdf163,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.