Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMaia, João Vítor Moreira-
dc.contributor.authorFreire, José Célio-
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Alves de-
dc.date.accessioned2016-12-21T22:32:30Z-
dc.date.available2016-12-21T22:32:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMaia, J. V. M.; Freire, J. C.; Oliveira, M. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1809-6867-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21395-
dc.descriptionMAIA, João Vitor Moreira; FREIRE, José Célio; OLIVEIRA, Mariana Alves de. Versando sentidos sobre o processo de aprendizagem em Gestalt-Terapia. Revista da Abordagem Gestáltica, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 179-187, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.description.abstractStarting from an exploratory study, we are questioning How the process of learning facilitation in Gestalt therapy works in the academic environment? It was necessary to understand how Gestalt Therapy views the process of learning facilitation in its theoretical references. Accordingly, we focus our readings in the Gestaltpedagogy studies, and on the training of psychotherapists in the Gestalt approach. We expanded our references from the ideas of Martin Buber on Education and Dialogical Philosophy as well, thus establishing a dialogue with Emmanuel Levinas’s Otherness Philosophy, specifically regarding the concept of Teaching. Assuming that such theoretical references guide our teaching practice, we intend to illustrate our understanding and experience on the subject using the versions of meanings performed by a student who participated in the Training Course in the Gestalt Approach, offered to Psychology Course graduating students at the Federal University Federal of Ceará. We propose a teaching practice that enables affectation, the experiences of references` abandonment, the security of the known. We are proposing a knowledge from this affectation caused by exposure to the otherness of the teacher, of the books and the experiences from the concrete experience in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da Abordagem Gestálticapt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectGestalt Terapiapt_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectVersão de sentidopt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.subjectGestalt Therapypt_BR
dc.subjectDialogicalitypt_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectVersions of meaningspt_BR
dc.subjectProceso de aprendizajept_BR
dc.subjectLa terapia gestaltpt_BR
dc.subjectDialogicidadpt_BR
dc.subjectAlteridadpt_BR
dc.subjectVersión de sentidospt_BR
dc.titleVersando sentidos sobre o processo de aprendizagem em Gestalt-Terapiapt_BR
dc.title.alternativeEjercitando sentidos sobre el proceso de aprendizaje en Terapia Gestaltpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPropomo-nos, a partir de um estudo exploratório, questionar: como se dá o processo de facilitação da aprendizagem em Gestalt-terapia no ambiente acadêmico? Fez-se necessário compreender como a Gestalt-terapia, em seus referenciais teóricos, entende o processo de facilitação da aprendizagem. Nesse sentido, nos detivemos em estudos sobre Gestaltpedagogia, e sobre a formação do psicoterapeuta na Abordagem Gestáltica. Ampliamos nossos referenciais a partir das ideias de Martin Buber sobre Educação e sobre a Filosofia Dialógica, estabelecendo também o diálogo com a Filosofia da Alteridade de Emmanuel Lévinas, especificamente no que diz respeito ao conceito de ensino. Partindo do pressuposto que tais referenciais teóricos orientam nossa prática docente, intencionamos ilustrar nosso entendimento e vivência sobre a temática utilizando-nos das versões de sentido realizadas por uma aluna que participou do Curso de Capacitação na Abordagem Gestáltica, oferecido aos estudantes de graduação do Curso de Psicologia na Universidade Federal do Ceará. Propomos uma prática docente que possibilite afetação, em que se experiencie o abandono das referências, das seguranças do conhecido, e que proponha um conhecimento a partir desta afetação provocada pela exposição ao outro do professor, dos livros e pelas experiências vividas a partir da experiência concreta em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstract-esSe propone como un estudio exploratorio interrogar: ¿cómo es el proceso de facilitar el aprendizaje en la terapia Gestalt en el ámbito académico? Se hizo necesario entender cómo la terapia Gestalt en sus referencias teóricas entiende el proceso de facilitar el aprendizaje. Con ello, nos detuvimos en estudios sobre Gestaltpedagogía, y sobre la formación del psicoterapeuta el Abordaje Gestáltica. Hemos ampliado nuestras referencias a partir de las ideas de Martin Buber sobre Educación y sobre Filosofía Dialógica, estableciendo asimismo el diálogo con la Filosofía de la Alteridad de Emmanuel Levinas, en particular con respecto al concepto de la enseñanza. Suponiendo que tales referenciales teóricos orientan nuestra práctica docente, tenemos la intención de ilustrar nuestro conocimiento y la experiencia sobre el tema utilizándonos de las versiones de sentido realizadas por una estudiante que participó del Curso de Capacitación en el enfoque de la Gestalt, que se ofrece a los estudiantes del Curso de Psicología de la Universidad Federal de Ceará. Proponemos una práctica docente que permite la afectación, como lo experimenta el abandono de los referenciales, la seguridad del conocido, y proponer un conocimiento desde esta afectación causada por la exposición al otro del profesor, de los libros y de las experiencias vividas en la experiencia concreta en las clases.pt_BR
dc.title.enTraversing meanings about the learning process in Gestalt Therapypt_BR
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_jcfreire.pdf597,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.