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dc.contributor.authorMuniz Neto, João Silveira-
dc.contributor.authorLima, Aluísio Ferreira de-
dc.contributor.authorMiranda, Luciana Lobo-
dc.contributor.authorFrança, Luara da Costa-
dc.date.accessioned2017-01-23T10:38:43Z-
dc.date.available2017-01-23T10:38:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMUNIZ NETO, João Silveira; LIMA, Aluísio Ferreira de; MIRANDA, Luciana Lobo;FRANÇA, Luara da Costa. Vigiar e assitir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre". Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 2, p. 321-331, abr./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1413-7372 (impresso)-
dc.identifier.issn1807-0329 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21676-
dc.description.abstractIn this article we analyze the category "poor adolescent" as a whole population to be attended by Brazilian government from the standpoint of Michel Foucault’s genealogical perspective. Thus, we consider adolescence as an invention and effect of certain exercises of knowledge and power placing it as the object of Social Assistance. We try to make analysis about the political consequences and the subjection resulting on Minors Code and the Statute of Children and Adolescents - ECA. The analysis of such documents indicate how their production focus on a specific population, producing an identity that will say poor, managing and producing behaviors, ways of living, with appropriate forms of happiness conditional upon the legality. In this article, we aim to link analyzes concerning the history of paternalistic thinking on "poor adolescent" in the Brazilian context and how this group became the target of a set of State practices and public policies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicologia em Estudopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEstatuto da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectSocial psychologypt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectThe statute of th e child and adolescentpt_BR
dc.subjectPsicología socialpt_BR
dc.subjectEstatuto del niño y del adolescentept_BR
dc.titleVigiar e assitir: reflexões sobre o direito à assistência da "adolescência pobre"pt_BR
dc.title.alternativeVigilar y asistir: reflexiones acerca del derecho a la asistencia de la "adolescencia pobre"pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo analisamos a categoria “adolescente pobre” como um conjunto populacional a ser assistido pelo Estado brasileiro, a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault. Desse modo, consideramos a adolescência como uma invenção e efeito de certos exercícios de saber e de poder que a coloca como objeto da assistência social. Tratamos de tecer análises acerca das consequências políticas e de assujeitamento advindas dos Códigos de Menores e do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. As análises de tais documentos assinalam como sua produção incide sobre uma população específica, produzindo uma identidade que se dirá pobre, gerenciando e produzindo condutas e modos de viver e apresentando formas apropriadas de felicidade, condicionadas à legalidade. Nesse artigo, buscamos analisar a história do pensamento assistencialista acerca do “adolescente pobre” no contexto brasileiro e de como este grupo passou a ser alvo de um conjunto de práticas de Estado e de políticas públicas.pt_BR
dc.description.abstract-esEn este artículo analizamos la categoría "adolescente pobre", como un grupo de la población a ser asistida por el gobierno brasileño desde la perspectiva genealógica de Michel Foucault. De tal modo, consideramos la adolescencia como una creación y efecto de determinados ejercicios de saber/poder que la coloca como objeto de la Asistencia Social. Hacemos así el análisis de las consecuencias políticas y sujeción resultante del uso de los Códigos de Menores y del Estatuto del Niño y del Adolescente - ECA. El análisis de esos documentos señala como su producción incide en una población específica, produciendo una identidad que se dirá pobre, gestionando y produciendo conductas, y modos de vida, presentando formas apropiadas de felicidad supeditadas a la legalidad. En este artículo, nuestro objetivo es tejer los análisis relativos a la historia del pensamiento de bienestar "adolescente pobre" en el contexto brasileño y cómo este grupo se convirtió en el blanco de una serie de prácticas de Estado y de políticas públicas.pt_BR
dc.title.enTo watch and to attend: reflections on lega assistance of "poor adolescent"pt_BR
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