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dc.contributor.authorGonçalves, Danyelle Nilin-
dc.date.accessioned2017-01-23T10:49:33Z-
dc.date.available2017-01-23T10:49:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGonçalves, D. N. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2177-6229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21677-
dc.descriptionGONÇALVES, Danyelle Nilin. A sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 51, n. 3, p. 309-315, set./dez. 2015.pt_BR
dc.description.abstractCreated as a space of reflection, training and sharing of learning experiences, research and modes of implementation of sociology in the curriculum of Brazilian states, the National Meetings on the Teaching of Sociology in Basic Education (ENESEB) cannot be understood without taking into account the implementation of Sociology in the Brazilian high school curriculum. As sociology was becoming institutionalized in school and new topics began to be dealt with in classrooms, these issues became part of the discussions at those events, the focus of educational workshops, presentations in posters, oral communications in work groups and round tables. This article deals with the significance of this meeting, its political and educational dimensions in the sense of belonging, visibility, struggle, sociability, knowledge dissemination, discussion and debate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCiências Sociais Unisinospt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectENESEBpt_BR
dc.titleA sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract-ptbrCriado como um espaço de reflexividade, de formação e partilha de experiências de ensino, de pesquisas e dos modos de implantação da Sociologia nos currículos dos estados brasileiros, o Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) não pode ser compreendido sem levar em consideração a implantação da disciplina no currículo do ensino médio brasileiro. À medida que a Sociologia foi se institucionalizando na escola e novas temáticas ocupavam as salas de aula, essas questões passaram a se tornar parte dos debates nos eventos, sendo foco de oficinas pedagógicas, das apresentações em pôsteres, das comunicações orais nos grupos de trabalho e das mesas redondas. É sobre o significado desse encontro, na sua dimensão política e educativa, nos sentidos de pertencimento, de visibilidade, de luta, de sociabilidade, de difusão de conhecimento, de discussão e de debate que esse artigo trata.pt_BR
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