Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21919
Título: Um estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivas
Autor(es): Schilling, Elisabeth
Palavras-chave: Introversão
Extroversão
Dogmatismo
Capacidade cognitiva
Data do documento: 1986
Editor: Revista Educação em Debate
Citação: Schilling, E. (1986)
Resumo: Ao longo da História tem-se observado o empenho dos investigadores, em seus trabalhos, tentando estabelecer relações explicativas precisas entre a personalidade e situações como rendimento acadêmico, produtividade no trabalho, surgimento de determinadas doenças, facilidade e dificuldade nas operações cognitivas, adaptabilidade, vulnerabilidade ao stress e outras. Os experimentos levados a efeito, para explicar a dinâmica das relações entre os aspectos da configuração personalógica e a maioria das situações mencionadas acima, evidenciaram resultados imprecisos de modo a dificultar o estabelecimento "de proposições claras e precisas. Acredita-se que isto deve-se, particularmente, à complexidade da personalidade, pois este é um tópico da Psicologia que apresenta várias definições, onde umas se completam e outras se contrapõem, além de se observar, também, diversas ambiguidades. Sabe-se, também, da dificuldade de planejar experimentos em Psicologia, pois seus tópicos, na maioria das vezes, não possibilitam ao investigador uma operacionalização clara para se obter a precisão desejada.
Descrição: SCHILLING, Elisabeth. Um estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 41-63, 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21919
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_eschilling.pdf21,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.