Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaldas, Marcos José de Araujo-
dc.contributor.authorMartins, Mônica de Souza Nunes-
dc.date.accessioned2017-02-09T16:47:07Z-
dc.date.available2017-02-09T16:47:07Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCaldas, M. J. A.; Martins, M. S. N. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21952-
dc.descriptionCALDAS, Marcos José de Araujo; MARTINS, Mônica de Souza Nunes. Os annales e sua contribuição para a teoria e metodologia da historia em educação do campo. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 275-289, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of a teaching experience in History to the Rural High Education course which occurred in 2011 at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. The article was divided into two parts: the first one is a brief and general reflection towards the historical science, its constitutive guidelines, specially starting from the contribution to the thought of Annales concerning time and space which are fundamental to the historical science in the twentieth century; the second part of the article is devoted more closely to the teaching of history specificities, specially when it comes to the theory and methodology regarding history, coming up with what we think are the guidelines to the teaching of history reflection to the Rural Education at the University.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnnalespt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.titleOs annales e sua contribuição para a teoria e metodologia da historia em educação do campopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é resultado da experiência do ensino de História para o curso superior de Educação no campo, ocorrido em 2011, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O artigo foi dividido em duas partes: a primeira é uma breve e geral da reflexão da ciência histórica, de suas linhas constitutivas, em especial a partir da contribuição do pensamento dos Annales sobre tempo e espaço, fundamentais para a construção da ciência histórica no século XX; a segunda parte do artigo se dedica mais detidamente às especificidades do ensino de História, mais especialmente no que diz respeito à teoria e à metodologia em História, trazendo o que pensamos ser as linhas mestras para a reflexão do ensino de História para a Educação do Campo na Universidade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_mjacaldasmsnmartins.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.