Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZavam, Aurea Suely-
dc.contributor.authorRocha, Flávia Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-03-03T13:24:53Z-
dc.date.available2017-03-03T13:24:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRocha, F. C.; Zavam, A. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22097-
dc.descriptionROCHA, Flávia Cavalcante. O texto autobiográfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produção escrita para alunos do 9° ano. 2016. 219f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractReading and writing are two essential learnings in a knowledge-based society, and a citizen who does not master these two competencies sees his academic success and his possibilities for social inclusion compromised. This work aims to contribute to the teaching and learning of written production by students of the 9th grade of Elementary School of a public school in Fortaleza-CE through the production of autobiographical texts. Based on the proposal of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), a didactic sequence is conceived as a methodological resource to verify students' performance in written texts as well as to prove the efficiency of such a procedure as a proposal for teaching textual production. In order to develop students' competence in the texts’ production, especially the written ones, the guidelines of the National Curriculum Parameters of the Portuguese Language, which guide the work with textual genres in the classroom and certify that it is necessary to contemplate the diversity of texts and genres, not only because of their social relevance, but also because texts belonging to different genres are organized in different ways, are also followed. In this perspective, we work on writing in the procedural approach according to Vieira (2005), aiming to value the students' identity and to emphasize their importance as participatory and critical individuals in the society where they live. The analysis of the data makes it possible to verify significant progress in the texts produced after the application of the didactic sequence and proves the effectiveness of this procedure as a proposal for intervention for the teaching of text production in the 9th year of Elementary School. It also allows teachers great satisfaction in verifying students' development, as well as providing these students with a visible sense of well-being in the face of the progress achieved in their textual productions. In summary, this work proposes to invest in the improvement of the reading and writing practices of Elementary School students and can be constituted as an applying pedagogical initiative to the Ideological Model of Reading and writing skills advocated by Street (2014).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectReading and writing skillspt_BR
dc.subjectWritten Productionpt_BR
dc.titleO texto autobiográfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produção escrita para alunos do 9° anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrLer e escrever são duas aprendizagens essenciais numa sociedade baseada no conhecimento, e um cidadão que não tenha o domínio dessas duas competências vê comprometido seu sucesso escolar e suas possibilidades de inclusão social. Este trabalho objetiva, então, contribuir com o ensino e a aprendizagem da produção escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza-CE, por meio da produção de textos autobiográficos. É concebida uma sequência didática, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como recurso metodológico para verificar o desempenho dos alunos nos textos escritos assim como para comprovar a eficiência de tal procedimento como proposta de ensino da produção textual. Para desenvolver a competência dos alunos na produção de textos, sobretudo os escritos, seguem-se, ainda, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, que norteiam o trabalho com gêneros textuais em sala de aula e certificam que é necessário contemplar a diversidade de textos e gêneros, não apenas por sua relevância social, mas também porque textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. Nessa perspectiva, trabalhase a produção escrita na abordagem processual segundo Vieira (2005), intencionando valorizar a identidade dos alunos e ressaltar a sua importância como indivíduos participativos e críticos na sociedade em que vivem. A análise dos dados possibilita a constatação de progressos significativos nos textos produzidos após a aplicação da sequência didática e comprova a eficácia de tal procedimento como proposta de intervenção para o ensino da produção de textos no 9° ano do Ensino Fundamental. Permite, ainda, aos professores uma grande satisfação em constatar o desenvolvimento dos alunos, além de também proporcionar a esses estudantes uma visível sensação de bem-estar diante do progresso alcançado nas suas produções textuais. Em síntese, este trabalho se propõe a investir na melhoria das práticas de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental II e pode ser constituído como uma iniciativa pedagógica de aplicação do Modelo Ideológico de Letramento preconizado por Street (2014).pt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_fcrocha.pdf8,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.