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Título: A relação entre estado e religião em Hegel
Autor(es): Konzen, Paulo Roberto
Palavras-chave: Filosofia
Religião
Estado
Verdade
Crença
Política
Hegel
Data do documento: 2014
Editor: Revista Dialectus
Citação: Konzen, P. R. (2014)
Resumo: Para Hegel, o Estado e a religião concorrem juntos para formar o espírito do povo (Volksgeist). Por isso, a doutrina deles não pode ser qualquer uma. Bem pelo contrário, em Hegel, a religião e o Estado têm por conteúdo a verdade. Ambos a buscam, apenas a forma de apreendê-la é diferente. Hegel sabe que, para alguns pensadores, as doutrinas da religião e do Estado completam-se; para outros, elas divergem ou, mesmo, seriam opostos. Hegel, porém, crê e prega que as duas doutrinas coincidem ou, pelo menos, deveriam coincidir. Ou seja, na medida em que eles buscam um mesmo conteúdo, Hegel espera que a religião e o Estado reconheçam e apresentem a verdade, que dissipa todo erro. Contudo, também reconhece que eles podem vir a estar em oposição um ao outro, na medida em que a externação das suas doutrinas pode ser diversa e, inclusive, vir a ser oposta. Diante disso, procurando resolver um possível conflito, Hegel acaba apregoando que, quanto à externação, no âmbito do espírito objetivo, a religião pode e mesmo deve vir a passar para o domínio do Estado. Assim sendo, eis porque o presente artigo é uma tentativa de apresentação e análise da relação entre Estado e religião em Hegel, procurando destacar as principais razões pelas quais a externação da doutrina duma religião, no âmbito do espírito objetivo, pode vir a ter que ceder em favor da autoridade do Estado, apontando, para isso, elementos sobre o determinante conceito hegeliano de verdade ou de saber absoluto, objeto religioso e estatal. Para tal, basear-me-ei em textos clássicos e interpretativos hegelianos sobre a relação entre Estado e religião.
Resumo em espanhol: Para Hegel, el Estado y la religión concurren juntos para formar el espíritu del pueblo (Volksgeist). Por ese motivo, la doctrina de ellos no puede ser cualquiera una. Por el contrario, en Hegel, la religión y el Estado tienen como contenido la verdad. Ambos la buscan, sólo la forma de aprehenderla es diferente. Hegel sabe que, para algunos pensadores, las doctrinas de la religión y del Estado se completan; para otros, ellas divergen o, incluso, se oponen. Hegel, sin embargo, cree y predica que las dos doctrinas coinciden o, al menos, deberían coincidirse. Es decir, en la medida en que buscan un mismo contenido, Hegel espera que la religión y el Estado reconozcan y presenten la verdad, que disipa todo error. Sin embargo, también reconoce que ellos pueden estar en oposición entre sí, en la medida en que la externalización de sus doctrinas puede ser diversa e, incluso, ser opuesta. Teniendo en cuenta esto, buscando resolver un posible conflicto, Hegel acaba pregonando que, sobre la externalización, en ámbito del espíritu objetivo, la religión puede y, incluso, debe pasar al dominio del Estado. Así siendo, el objetivo del presente artículo es una tentativa de presentar y analizar la relación entre el Estado y la religión en Hegel, buscando destacar las principales razones por las que la exteriorización de la doctrina de una religión, en ámbito del espíritu objetivo, podría tener que ceder en favor de la autoridad del Estado, señalando, para esto, elementos sobre el determinante concepto hegeliano de verdad o de saber absoluto, objeto religioso y estatal. Para eso, me basaré en textos clásicos e interpretativos hegelianos sobre la relación entre el Estado y la religión.
Descrição: KONZEN, Paulo Roberto. A relação entre estado e religião em Hegel. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 39-62, jan./jun. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22201
ISSN: 2317-2010
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