Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22233
Type: Artigo de Periódico
Title: A filosofia da educação entre a teoria crítica e a filosofia da diferença
Authors: Marinho, Cristiane Maria
Keywords: Filosofia da educação;Teoria crítica;Filosofia da diferença;Adorno;Deleuze
Issue Date: 2014
Publisher: Revista Dialectus
Citation: MARINHO, Cristiane Maria. A filosofia da educação entre a teoria crítica e a filosofia da diferença. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 5, p. 125-139, ago./dez. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo aborda a polêmica entre o Marxismo e a Filosofia da Diferença no âmbito da Filosofia da Educação, área de conhecimento que se modifica conforme mudam as ideias sobre Educação e Filosofia. O item Teoria Crítica e Filosofia da Educação tem o pensamento adorniano como eixo central, bem como o conceito de Formação (Bildung), Semiformação (Halbbildung) na perspectiva da emancipação humana. Já o item Filosofia da Diferença e Filosofia da Educação se baseia no pensamento deleuzeano e desconstrói a ideia de emancipação a partir das mudanças conceituais de Educação e Filosofia, e também apresenta seus substitutos nas noções de criatividade e de universo micro. Outro objetivo do presente texto é explicitar os pontos positivos trazidos pela Filosofia da Educação norteada pela Filosofia da Diferença, encontro nem sempre bem visto por alguns estudiosos da Teoria Crítica.
Abstract: This paper discusses the controversy between Marxism and the Philosophy of Difference within the framework of the Philosophy of Education, area of knowledge that modifies itself as the ideas about Education and Philosophy also change. The item Critical Theory and Philosophy of Education has the Adornian´s thought as the central axis, as well as the concept on Formation (Bildung), Semiformation (Halbbildung) from the perspective of human emancipation. Yet the item Philosophy of Difference and Philosophy of Education is based on the Deleuzian`s thought and desconstructs the idea of emancipation from the conceptual changes in Education and Philosophy , and also presents their substitutes on the notions of creativity and micro universe. Another objective of this paper is to explain the positive aspects brought by the Philosophy of Education, guided by the Philosophy of Difference, which is not always well regarded by some scholars of the Critical Philosophy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22233
ISSN: 2317-2010
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_cmarinho.pdf539 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.