Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22249
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
Autor : Vilella, Fábio Fernandes
Palabras clave : Formação de Professores;Pedagogia histórico-crítica;Educação de jovens, adultos e idosos
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Revista Dialectus
Citación : Vilella, F. F. (2015)
Resumen en portugués brasileño: A formação de professores, na perspectiva do marxismo historicista, foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (2009; 2010-2012 e 2013-2015). No sentido de aprofundar a questão da formação de professores, analisaremos, neste texto, as possibilidades de superação da divisão do trabalho na escola através do trabalho coletivo, elemento fundamental para a organização do trabalho pedagógico e da didática. Para tal finalidade, abordaremos alguns elementos da formação dos bolsistas do Programa Unesp de Educação de Jovens e Adultos (Peja) de São José do Rio Preto (SP), em 2013-2014, que têm em perspectiva a didática para a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Gasparin (2013) e elaborada a partir de Saviani (1999), com vistas a discutir as inter-relações entre a crítica à divisão do trabalho na escola e à inteligência coletiva, tendo como cenário os usos das novas tecnologias aplicadas à educação. Ao elaboramos a crítica à divisão do trabalho na escola, emerge a temática da gestão democrática na escola, especialmente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).
Abstract: Teacher education, in historicist marxist perspective, was addressed in several papers throughout our academic career (VILELLA, 2009; 2010-2012, and 2013-2015). In order to further the issue of teacher training, we will analyze in this text, the possibilities of overcoming the division of labor in school through the collective work, a key element for the organization of educational work and teaching. For this purpose, we discuss some elements of the training of fellows Unesp Program Youth and Adult Education (Peja), São José do Rio Preto (SP), in 2013 to 2014, which have in the didactic perspective to the historical-critical pedagogy developed by Gasparin (2013) and elaborated from Saviani (1999), in order to discuss the interrelationships between critical division of labor in school and collective intelligence, against the backdrop of the uses of new technologies in education. To elaborate the critique of the division of labor in school, emerges the theme of democratic management in school, especially in the Education of Young, Adults and Seniors (EJA).
Descripción : VILELLA, Fábio Fernandes. O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, p. 163-176, jan./ago. 2015.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22249
ISSN : 2317-2010
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_ffvilella.pdf175,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.