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Título: Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições públicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá
Autor(es): Vilas Boas, Morin, Estelle M. Ana Alice
Palavras-chave: Qualidade de Vida
Professores universitários - Brasil
Professores universitários - Canadá
Data do documento: 2016
Editor: Carlos Adriano Santos Gomes
Citação: VILAS BOAS, A. A.; MORIN, E. M.(2016)
Resumo: O principal objetivo desse artigo é avaliar os indicadores de qualidade de vida no trabalho (QVT) para os professores universitários, e comparar os indicadores de QVT em universidades públicas no Brasil e no Canadá. A amostra deste estudo é constituída por 205 professores de Minas Gerais e 269 do Quebec. Os dados foram coletados através de um questionário online aplicado em fevereiro e março de 2013. Três diferenças significativas foram encontradas entre as duas amostras: sentido no trabalho, comprometimento afetivo e comprometimento de continuidade. Os professores brasileiros parecem encontrar mais sentido no trabalho do que os canadenses e têm mais comprometimento afetivo com suas instituições.
Abstract: The main objective of this article is to assess the indicators of quality of working life (QWL) for academics and compare indicators of QWL in public universities in Brazil and Canada. The sample of this study consists of 205 professors of Minas Gerais and 269 from Quebec. Data were collected through an online questionnaire administered in February and March 2013.Three significant differences were found between the two samples: the meaning at work, affective commitment and continuance commitment. Brazilian professors seem to find more meaning in work than Canadian professors and they have more affective commitment with their institutions.
Resumo em espanhol: El objetivo principal de esta investigación es evaluar los indicadores de la calidad de vida en el trabajo (CVT) para los académicos y comparar los indicadores de CVT en los Establecimientos Públicos de Enseñanza Superior de Brasil y Canadá. La muestra de este estudio está compuesta por 205 profesores de Minas Gerais y 269 de Quebec. Los datos han sido recopilados mediante un cuestionario electrónico aplicado en febrero y marzo de 2013. Tres diferencias significativas han sido determinadas entre las dos muestras: el significado en el trabajo, el compromiso afectivo y el compromiso de continuidad. Los profesores brasileños parecen encontrar más sentido en el trabajo que los profesores canadienses y están más comprometidos afectivamente con sus instituciones.
Descrição: VILAS BOAS, Ana Alice; MORIN, Estelle M. Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições públicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.2, p.170-198, mai./ago. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22475
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