Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNuernberg, Enrique Gomes-
dc.contributor.authorEnsslin, Sandra Rolim-
dc.contributor.authorCardoso, Thuine Lopespt_BR
dc.contributor.authorValmorbida, Sandra Mara Lesbikpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-07T14:27:26Z-
dc.date.available2017-04-07T14:27:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNUERNBERG, Enrique Gomes; ENSSLIN, Sandra Rolim; CARDOSO, Thuine Lopes; VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik. Gestão universitária: identificação e análise dos indicadores utilizados na literatura. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.3, p.29-52, set./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22485-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the indicators used in the literature to evaluate the university management. National and international scientific publications were selected through ProKnow-C, in the period 1987-2015, and identified the existence of 24 articles (11 national and 13 international), which addressed the university management using performance indicators. This is a descriptive study with a qualitative approach. The results show: (i) a total of 354 indicators (80% in the literature), grouped into four dimensions; (ii) 83% measure nonfinancial aspects; (iii) management accounts for 42% of the indicators predominating financial aspects; (iv) teaching concentrates 33% of the indicators, with most of the nonfinancial aspects; (v) the extension dimension is represented by a few indicators, especially in the national literature; (vi) most indicators of research involves measuring the dissemination of research; and (vii) there is a lack of indicators to monitor the realization of organizational strategies and that give account to judge the achievement of the goals set by universities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCarlos Adriano Santos Gomespt_BR
dc.subjectGestão Universitáriapt_BR
dc.subjectPublicações científicas - Indicadorespt_BR
dc.titleGestão universitária: identificação e análise dos indicadores utilizados na literaturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo objetivou analisar os indicadores utilizados na literatura para avaliar a gestão universitária. As publicações científicas nacionais e internacionais foram selecionadas por meio do ProKnow-C, no período de 1987 a 2015, e identificou-se a existência de 24 artigos (11 nacionais e 13 internacionais), que abordavam a gestão universitária, utilizando indicadores de desempenho. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam: (i) um total de 354 indicadores (80% na literatura internacional), agrupados em quatro dimensões; (ii) 83% mensuram aspectos não financeiros; (iii) a dimensão Gestão concentra 42% dos indicadores predominando aspectos financeiros; (iv) a dimensão Ensino concentra 33% dos indicadores, sendo a maioria dos aspectos não financeiros; (v) a dimensão Extensão é representada por poucos indicadores, especialmente na literatura nacional; (vi) a maioria dos indicadores da Pesquisa envolve a mensuração da divulgação da pesquisa; e, (vii) há carência de indicadores que acompanhem a materialização das estratégias organizacionais e que deem conta de julgar o alcance das metas estabelecidas pelas universidades.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio tuvo como objetivo analizar los indicadores utilizados en la literatura para evaluar la gestión de las universidades. Publicaciones científicas nacionales e internacionales fueron seleccionados a través ProKnow-C, en el período de 1987 a 2015, e identificaron la existencia de 24 artículos (11 nacionales y 13 internacionales), que se dirigió a la gestión universitaria a través de indicadores de desempeño. Se trata de un estudio descriptivo con un enfoque cualitativo. Los resultados muestran: (i) un total de 354 indicadores (80% en la literatura), agrupados en cuatro dimensiones; (ii) 83% miden aspectos no financieros; (iii) la dimensión del gestión 42% de los indicadores que predominan los aspectos financieros; (iv) la enseñanza se concentra el 33% de los indicadores, con la mayoría de los aspectos no financieros; (v) la dimensión de extensión está representada por un par de indicadores, especialmente en la literatura nacional; (vi) la mayoría de los indicadores de la investigación consiste en la medición de la difusión de la investigación; y (vii) hay una falta de indicadores para supervisar la realización de las estrategias de organización y que dan cuenta de juzgar el logro de los objetivos establecidos por las universidades.pt_BR
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_egnuernberg.pdf639,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.