Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22491
Título: M-commerce: uma revisão da literatura focada nos ofertantes do serviço
Autor(es): Schneider, Tezza, Rafael Wilnei Aldir
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Smartphones
Data do documento: 2016
Editor: Carlos Adriano Santos Gomes
Citação: SCHNEIDER, W. A.; TEZZA, R. (2016)
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de identificar vantagens e desafios que as organizações encontram ao oferecerem o serviço de m-commerce. Foi realizada busca sistemática na literatura e bibliometria, classificando os 16 trabalhos encontrados, e análise descritiva de conteúdo, apresentando e discutindo os resultados reportados nestes artigos. Quanto aos resultados deste estudo, podem ser elencados os seguintes: há poucos estudos que analisam os ofertantes do serviço de m-commerce; não existe uma revista específica que publica estudos com o foco aqui tratado; as pesquisas não são focadas em um setor empresarial específico; há diversos benefícios que uma empresa pode obter ao oferecer o serviço de m-commerce, entretanto, também há barreiras que necessitam ser superadas; e algumas diretrizes devem ser seguidas para que se obtenha sucesso no mercado de m-commerce.
Abstract: This research aimed at the identification of advantages and challenges that organizations face when offering m-commerce service. We conducted a systematic search in the literature and a bibliometric study. The sixteen articles found were classified and analyzed descriptively by content analysis, so that the reported results could be presented and discussed. Regarding the results of this research, the following ones may be listed: there are few studies that analyze the providers of m-commerce service; there is no specific journal that publishes studies with this specific focus; the existing researches are not focused on a specific business sector; there are several benefits that a company may obtain by offering m-commerce, however, there are also barriers that need to be overcome; and some guidelines might be followed for the success of the m-commerce market.
Resumo em espanhol: Esta investigación tuvo como objetivo identificar las ventajas y desafíos que encuentran las organizaciones que ofrecen un servicio de m-commerce. Fue realizada una búsqueda sistemática en la literatura, bibliometría, la clasificación de las 16 obras que se encuentran, y análisis de contenido descriptivo, con presentación y discusión de los resultados presentados en estos artículos. Cuanto a los resultados de este estudio, se puede enumerar los siguientes: hay pocos estudios que analizan los ofrecentes de servicios de m-commerce; no existe ninguna revista específica que publica estudios con el foco del presente estúdio; las investigaciones no se centran en un sector de actividad específica; hay varios beneficios que una empresa puede obtener con la prestación del servicio de m-commerce, sin embargo, también hay barreras que hay que superar; y algunas pautas deben seguirse para obtener el éxito en el mercado de mcommerce.
Descrição: SCHNEIDER, Wilnei Aldir; TEZZA, Rafael. M-commerce: uma revisão da literatura focada nos ofertantes do serviço. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.3, p.117-140, set./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22491
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_waschneider.pdf523,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.