Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorCastro, Mayara Alves de-
dc.date.accessioned2017-04-12T12:59:20Z-
dc.date.available2017-04-12T12:59:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCastro, M. A.; Vasconcelos, J. G. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22503-
dc.descriptionCASTRO, Mayara Alves de. Narrativas de professores da Creche da Madame, no Município de Horizonte-CE: espaço e formação integral da criança. 2017. 119f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCentro de Educação Infantil Francisca Ermira Kohler- Horizonte (CE) - Históriapt_BR
dc.subjectServiço de Creche Escolar - Horizonte (CE) - Históriapt_BR
dc.subjectConception of Childhoodpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleNarrativas de professores da Creche da Madame, no Município de Horizonte-Ce : espaço e formação integral da criançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo descrever o processo de construção histórica e compreender o funcionamento e a organização da primeira creche da cidade de Horizonte/CE. A mesma versou sobre a História e memória de professores da creche da Madame no município de Horizonte/CE: O espaço e a formação integral da criança. Trata-se, portanto, de um estudo genealógico, que buscou desvelar a importância do trabalho desenvolvido no espaço de educação infantil, a creche, para mostrar a organização, a estruturação e a concepção pedagógica, a partir do CEI Sonho Infantil que, ao longo de sua trajetória, transformou-se , no ano de 2013, em CEI Francisca Ermira Kohler no município de Horizonte/CE por entrelaçar-se historicamente com a vida e a construção política e social desta. Inicialmente descreve, com base em um estudo histórico, o local de atuação das mulheres no trato com a educação da criança e ainda o surgimento das instituições destinadas ao atendimento das crianças, no intuito de perceber as grandes modificações que o espaço creche, em si, vem sofrendo ao longo do tempo. Portanto, o trabalho buscou localizar, a partir de narrativas orais, o espaço de formação da criança, a creche, e ainda fazer uma análise sobre a história e as práticas educativas de professores em sua relação com o espaço, organização e estruturação de um espaço educacional, criado e gerido por uma profissional do sexo. A pesquisa utilizou-se de fonte oral e documental. Tratou-se de uma abordagem qualitativa, organizando e apresentando dados sobre o processo histórico, a estrutura física, a rotina, a proposta pedagógica e a concepção de infância do espaço.pt_BR
dc.title.enNames of teachers of the Madame Creche, in the Municipality of Horizon-Ce: space and integral training of the childpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_macastro.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.