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dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorOliveira, Danielle Rodrigues de-
dc.date.accessioned2017-04-12T13:15:02Z-
dc.date.available2017-04-12T13:15:02Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOliveira, D. R.; Ribeiro, L. T. F. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22507-
dc.descriptionOLIVEIRA, Danielle Rodrigues de. Professores de história como intelectuais orgânicos críticos. 2017. 124f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectCondições do Trabalho Docentept_BR
dc.subjectMotivação do Professorpt_BR
dc.subjectOrganic intellectualspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleProfessores de história como intelectuais orgânicos críticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa pesquisa investigou se os professores de História são intelectuais orgânicos na atualidade. Para alcançar os objetivos almejados, abordei a categoria de intelectual orgânico de acordo com o pensamento de Antônio Gramsci (1988). Também refleti sobre a fala dos docentes e sua relação com a escola, a formação e a práxis. Por fim, identifiquei características de intelectuais orgânicos nos relatos e nas ações dos docentes investigados. As obras de Gramsci (1988), Freire (2000), Tardif (2002), Monteiro (2007) e Imbernón (2009) compõem a base teórica dessa pesquisa. A etnometodologia, que segundo Coulon (1995), é método que busca interpretar as ações cotidianas através das falas e da racionalidade discursiva dos sujeitos, inspirou essa investigação. Nesse sentido, a análise de dados se deu a partir do relatório de observação sobre a prática docente e das entrevistas que foram realizadas com alguns profissionais da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, no caso, cinco professores efetivos de História que possuem mais de dez anos de experiência na docência. A escolha do lócus da pesquisa foi motivada devido ao seu destaque dentre as escolas públicas de Fortaleza no ingresso de estudantes no ensino superior, seu histórico de experiências democráticas e por ser a escola onde concluí meu ensino médio. Percebi que ensinar História para os professores investigados é muito mais do que reproduzir conteúdo, para eles a função social e política do ofício docente é contribuir para que os estudantes se reconheçam como sujeitos ativos na sociedade. Desse modo, os intelectuais orgânicos colaboram para a formação de indivíduos capazes de tomar decisões importantes para que sejam cidadãos conscientes de suas responsabilidades e compromissos sociais e políticos.pt_BR
dc.title.enHistory teachers as critical organic intellectualspt_BR
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