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dc.contributor.advisorPimentel, Patrícia Guimarães-
dc.contributor.authorLima, Luanda Rêgo de-
dc.date.accessioned2017-04-25T19:32:08Z-
dc.date.available2017-04-25T19:32:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Luanda Rêgo de. Manejo pré-abate e bem-estar de ovinos mestiços no estado do Ceará. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22590-
dc.description.abstractThe pre-slaughter handling is a crucial step in the animals production and can be considered as one stage that presents most of the loss, which is certainly the result of decreased quality of the final product and undertakes conditions of animal welfare. Thus, this study aimed to monitor the whole of pre-slaughter operations, as well as evaluating the influence they exert on the welfare of crossbred sheep produced in the state of Ceará. For this, two transports were followed, 50 crossbred wethers (Santa Inês and Morada Nova), with six months of age, where a representative sample of 20 animals was selected. During the pre-slaughter operations (loading, transport and unloading), environmental parameters were evaluated temperature (Ta) and relative humidity (RH), physiological: heart rate (HR), respiratory rate (RR), rectal temperature (Tr) and surface (Ts) and biochemistry: cortisol (COR), creatine phosphokinase (CPK) and glucose (GLU). It was observed that Ta has increase over the pre-slaughter and landing phases was above the thermal comfort area (33.2°C ± 0.29). The UR was higher at boarding step (83.9% ± 0.92) and decreased according to Ta increase. The Tr and Fr decrease during transport (39.9ºC and 37.8 mov.min¯¹) and returned to raise at the landing phase (40.2ºC and 63.3 mov.min¯¹). The Fc increased during the corresponding transport (123beat.min¯¹ ± 2.67) and decreased in landing (110.9 beat.min¯¹ ± 2.89). The mean values of Ts increased over the pre-slaughter stages, reaching 36.8°C ± 0.10 in the landing phase. For the biochemical parameters was observed that plasma levels of COR and GLI increased during transport (2.1mg/dL ± 0.14 and 102mg/dL ± 5.91) and decreased at the landing (1μg/dL ± 0.14 and 67.7 mg/dL ± 6.65). CPK increased their concentration throughout the stages reached 281.9 U/L ± 7.08 at landing. Therefore, the pre-slaughter stages negatively influenced the animal welfare, especially after transport, which can be considered the most stressful step for the lambs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCordeirospt_BR
dc.subjectZootecniapt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.titleManejo pré-abate e bem-estar de ovinos mestiços no estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorBarbosa Filho, José Antonio Delfino-
dc.description.abstract-ptbrO manejo pré-abate é uma etapa crucial durante a produção animal e pode ser considerada como uma das fases onde ocorre a maior parte das perdas, o que certamente resulta na queda na qualidade do produto final e compromete as condições de bem-estar dos animais. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo principal monitorar todas as operações pré-abate, bem como avaliar a influência que estas exercem sobre o bem-estar de ovinos mestiços produzidos no estado do Ceará. Para isso foram acompanhados dois transportes, de 50 ovinos machos mestiços (Santa Inês e Morada Nova), com seis meses de idade, de onde foi retirada uma amostra representativa de 20 animais, selecionados aleatoriamente. Durante todas as operações pré-abate (embarque, transporte e desembarque), foram avaliados os parâmetros ambientais: temperatura (Ta) e umidade relativa do ar (UR), fisiológicos: frequência cardíaca (Fc), frequência respiratória (Fr), temperatura retal (Tr) e temperatura superficial (Ts) e bioquímicos: cortisol (COR), creatina fosfoquinase (CPK) e glicose (GLI). Observou-se que a Ta aumentou ao longo das etapas pré-abate e no desembarque ficou acima da zona de conforto térmico (33,2 ºC±0,29). A UR apresentou-se elevada na etapa de embarque (83,9 %±0,92) e foi diminuindo à medida que a Ta aumentava. A Tr e a Fr diminuíram durante o transporte (39,9 ºC e 37,8 mov.min¯¹) e voltaram a se elevar na fase de desembarque (40,2 ºC e 63,3mov.min¯¹). A Fc aumentou durante a fase correspondente ao transporte (123 bat.min¯¹±2,67) e diminuiu no desembarque (110,9 bat.min¯¹±2,89). Os valores médios da Ts aumentaram ao longo das fases pré-abate, atingindo 36,8 ºC±0,10 na fase de desembarque. Para os parâmetros bioquímicos observou-se que os níveis plasmáticos de COR e GLI aumentaram durante o transporte (2,1 µg/dL¯¹±0,14 e 102 mg/dL¯¹±5,91) e diminuíram no desembarque (1 µg/dL¯¹±0,14 e 67,7 mg/dL¯¹±6,65). A CPK aumentou sua concentração ao longo das etapas atingindo 281,9 U/L±7,08 no desembarque. Portanto, as fases pré-abate influenciaram negativamente o bem-estar animal, principalmente após o transporte, que pode ser considerada a etapa mais estressante para os cordeiros.pt_BR
dc.title.enPre-slaughter handling and welfare crossbred sheep in the state of Cearápt_BR
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