Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22673
Tipo: Artigo de Evento
Título : A coerência entre uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora e sua metodologia avaliativa: o caso da disciplina Tecnologias da Informação I
Título en inglés: The coherence between a methodology of teaching-learning and its innovative methodology evaluative: the case of discipline Information Technologies I
Autor : Silva, Antonio Wagner Chacon
Nunes, Jefferson Veras
Palabras clave : Biblioteconomia;Educação superior;Avaliação da aprendizagem;Objetivos educacionais;Educação profissional;Library Science;Higher education;Learning assessment;Educational objectives;Professional education
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB)
Citación : SILVA, Antonio Wagner Chacon; NUNES, Jefferson Veras. A coerência entre uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora e sua metodologia avaliativa: o caso da disciplina Tecnologias da Informação I. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 16, 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB/UFPB, 2015, 17p.
Resumen en portugués brasileño: Estudo de caso sobre a adequação de uma metodologia de avaliação à metodología de ensino-aprendizagem empreendida na disciplina Tecnologias da Informação I, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Descreve a metodología de ensino-aprendizagem e a metodología de avaliação implementadas no primeiro semestre letivo de 2015 na referida disciplina. Utiliza as categorías do dominio cognitivo e afetivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais, propostas por Bloom e colaboradores, como base teórica empregada, tanto para o subsídio das metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação implementadas, quanto para a realização do estudo de caso descrito. Indica duas formas de avaliações empreendidas: uma baseada na produção de portfólio e outra na criação e apresentação de produção artística livre, como objeto de análise que integra a pesquisa. Usa o método etnográfico para a realização do estudo de caso, bem como as técnicas de coleta de dados sobre as histórias de vida educacional dos alunos, a observação participante e a análise de conteúdos das produções intelectuais redigidas pelos alunos. Analisa as formas de avaliação dos discentes sob o ponto de vista das categorías do dominio cognitivo e afetivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais. Conclui dizendo que os alunos conquistaram saberes suficientes para atingir os objetivos descritos nas categorías mais complexas dos dominios dessa taxonomía e que as técnicas de avaliação utilizadas foram adequadas à metodología de ensinoaprendizagem empreendida.
Abstract: Case study on adequacy of a methodology for evaluating the teaching-learning methodology conducted in the discipline of Information Technologies I, on graduate course in Library Science from the Federal University of Ceará. It describes the teaching-learning methodology and the methodology of evaluation implemented in the first semester 2015 in that discipline. Uses the categories of cognitive and affective domain of Taxonomy of Educational Objectives, proposed by Bloom and collaborators, as employed theoretical basis for both the benefit of the teaching-learning and evaluation methodologies implemented, and for the study of this case. Indicates two ways evaluation conducted: one based on production portfolio and another in the creation and free artistic production presentation, as an object of analysis that integrates this research. It uses the ethnographic method to do the case study, as well as data collection techniques on the stories of educational life of the students, participant observation and analysis of his intellectual productions. Construe the form of evaluating students from the point of view of the categories of cognitive and affective domain Taxonomy of Educational Objectives. Concludes that the students acquire satisfactory knowledge to achieve the objectives described in more complex Domain categories this taxonomy and that valuation techniques used were appropriate to undertaken teaching-learning methodology.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22673
ISSN : 2177-3688
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_awcsilva.pdf238,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.