Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.contributor.authorFurtado, Luis Achilles Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-05-17T11:54:48Z-
dc.date.available2017-05-17T11:54:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFurtado, L. A. R.; Figueiredo, R. V. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22755-
dc.descriptionFURTADO, Luis Achilles Rodrigues. Sua Majestade o Autista: fascínio, intolerância e exclusão no mundo contemporâneo. 2011. 206f. – Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractAutism, since the experience reported by Jean Itard, had always fascinated those who dedicate themselves to their study, education and treatment. This research sought to investigate the effect of this fascination in their ideological and fantasistic determinations. To this end, we discuss the history of the controversies around this concept, theoretical-clinical inaccuracies since its conception and its consequences for inclusive education. We conducted a critical reading of some authors inspired by Jacques Lacan’s teaching while producing a revision to its literal belief, as well as that of Sigmund Freud. The methodology used in this work is a bibliographic study whereby we use concepts of Lacanian psychoanalysis as theoretical-methodological feature, performing at the same time, its relations with the field of education and politics. The incursions by these fields take the work of authors like Slavoj Žižek, Colette Soler and Marie-Jean Sauret as references which allowed us to articulate the fascination surrounding the figure of Autistic to multiculturalists movements, exemplified in the neurodiversity movement. The research allowed us to distinguish the autism that treats the psychoanalysis of neuroscience’s autism, as well as formulate that is not only different phenomena, but that the issue on the truth about autism is poorly worded and implies the deletion of the subjective dimension of these people, consistent with the prevailing ideology in the world of global capitalism. The consequence of this kind of manichaean reading is the appearance of a framework of intolerance in the discourse of the present respect differences, creating and reinforcing the existence of unique spaces for autistic, going against the grain of what should be understood like inclusive education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectPsicanálise em Educaçãopt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectMulticulturalismpt_BR
dc.titleSua Majestade o Autista: fascínio, intolerância e exclusão no mundo contemporâneopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO autismo, desde a experiência relatada por Jean Itard, sempre causou fascínio sobre aqueles que se dedicam ao seu estudo, educação e tratamento. Esta pesquisa buscou investigar o sentido deste fascínio nas suas determinações fantasísticas e ideológicas. Para tanto, abordamos a história das polêmicas em torno deste conceito, as imprecisões teórico-clínicas desde sua concepção e suas consequências para a educação inclusiva. Realizamos uma leitura crítica de alguns autores inspirados pelo ensino de Jacques Lacan, ao mesmo tempo em que elaboramos uma revisão à sua opinião literal, bem como a de Sigmund Freud. A metodologia utilizada neste trabalho é um estudo bibliográfico através do qual utilizamos os conceitos da psicanálise lacaniana como recurso teórico-metodológico para a análise, realizando, ao mesmo tempo, suas relações com o campo da Educação e da Política. As incursões por estes campos tomam autores como Slavoj Žižek , Colette Soler e Marie-Jean Sauret como referências que nos permitiram articular o fascínio em torno da figura do Autista aos movimentos multiculturalistas, exemplificados no movimento da neurodiversidade. A pesquisa nos permitiu distinguir o autismo de que trata a psicanálise do autismo das neurociências, bem como formular que não se trata apenas de fenômenos diferentes, mas que a questão em torno da verdade sobre o autismo é mal-formulada e implica no apagamento da dimensão subjetiva dessas pessoas, coerente com a ideologia vigente no mundo do capitalismo global. A consequência de uma leitura maniqueísta do autismo é o aparecimento de um quadro de intolerância jacente no discurso do respeito às diferenças, criando e reforçando a existência de espaços exclusivos para autistas, indo na contramão do que se pode entender como educação inclusiva.pt_BR
dc.title.enHis Majesty the Autistic: fascination, intolerance and exclusion in the contemporary worldpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2011_tese_larfurtado.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.