Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22760
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
Título(s) alternativo(s): Pesquisando con jóvenes en la escuela: desafíos de la pesquisa-intervención en dos contextos escolares
Título em inglês: Searching with young people in school: the challenges of intervention research in two school settings
Autor(es): Miranda, Luciana Lobo
Oliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de
Shioga, Júlia Evangelista Mota
Rodrigues, Denise Costa
Palavras-chave: Escola;Pesquisa-intervenção;Juventude;School;Research intervention;Youth.;Escuela;Pesquisa-intervención;Juventud
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Psicologia Escolar e Educacional
Citação: Miranda, Luciana Lobo; Oliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de; Shioga, Júlia Evangelista Mota; Rodrigues, Denise Costa. Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares? Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20,n. 2, p. 245-254, maio/ago. 2016.
Resumo: O artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais.
Abstract: The article is about some reflections on the Educational Psychology from the construction of a research process in two public schools on the outskirt of Fortaleza. The research adopted the theoretical and methodological perspective of intervention research based on French Institutional Analysis and proposed to investigate the connections between public school, media and youth. The purpose of this article was to discuss the relations among the people inside the school highlighted by the dynamics of the research, with emphasis on methodological aspect in the process of research with schools. The procedures used were the refunds, participant observations, conversations with managers and video workshop. The events analyzers showed the relations among the people inside the school were traversed by the indiscipline and the unauthorized uses of media in the classroom, as well as repercussions of working life in school life; competition, professionalism and lack of time. The analysis of the research process WITH young and WITH schools brought many questions and the understanding that the invention of new practices and the (re) invention of research are fundamental.
Resumen: El artículo hace reflexiones sobre la Psicología Educacional a partir de la construcción de un proceso de investigación en dos escuelas públicas de la periferia de Fortaleza-CE. La investigación adoptó la perspectiva teórico-metodológica de la pesquisa-intervención con base en el Análisis Institucional francesa y propuso investigar el entrelazamiento entre escuela pública, media y juventud. El objetivo del artículo fue discutir las relaciones infra-escolares evidenciadas en la dinámica de la investigación, con énfasis en el aspecto metodológico, en el proceso de pesquisar con las escuelas. Los procedimientos utilizados fueron restituciones, observaciones participantes, charlas con gestores y taller de vídeo. Hechos analizadores evidenciaron relaciones infra-escolares atravesadas por la indisciplina y por los usos no autorizados de la media en sala de clase, así como repercusiones del mundo laboral en el cotidiano escolar: competición, profesionalización y falta de tiempo. El análisis del proceso de pesquisar CON jóvenes y CON escuelas trajo diversos cuestionamientos y la comprensión de que la invención de nuevas prácticas y la (re)invención de la pesquisa son fundamentales
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22760
ISSN: 2175-3539
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_llmiranda.pdf323,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.