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dc.contributor.authorMiranda, Luciana Lobo-
dc.contributor.authorOliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de-
dc.contributor.authorShioga, Júlia Evangelista Mota-
dc.contributor.authorRodrigues, Denise Costa-
dc.date.accessioned2017-05-17T13:03:33Z-
dc.date.available2017-05-17T13:03:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMiranda, L. L.; Oliveira, E. N. P.; Shioga, J. E. M.; Rodrigues, D. C. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2175-3539-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22760-
dc.descriptionMiranda, Luciana Lobo; Oliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de; Shioga, Júlia Evangelista Mota; Rodrigues, Denise Costa. Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares? Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20,n. 2, p. 245-254, maio/ago. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe article is about some reflections on the Educational Psychology from the construction of a research process in two public schools on the outskirt of Fortaleza. The research adopted the theoretical and methodological perspective of intervention research based on French Institutional Analysis and proposed to investigate the connections between public school, media and youth. The purpose of this article was to discuss the relations among the people inside the school highlighted by the dynamics of the research, with emphasis on methodological aspect in the process of research with schools. The procedures used were the refunds, participant observations, conversations with managers and video workshop. The events analyzers showed the relations among the people inside the school were traversed by the indiscipline and the unauthorized uses of media in the classroom, as well as repercussions of working life in school life; competition, professionalism and lack of time. The analysis of the research process WITH young and WITH schools brought many questions and the understanding that the invention of new practices and the (re) invention of research are fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPesquisa-intervençãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectResearch interventionpt_BR
dc.subjectYouth.pt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectPesquisa-intervenciónpt_BR
dc.subjectJuventudpt_BR
dc.titlePesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolarespt_BR
dc.title.alternativePesquisando con jóvenes en la escuela: desafíos de la pesquisa-intervención en dos contextos escolarespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais.pt_BR
dc.description.abstract-esEl artículo hace reflexiones sobre la Psicología Educacional a partir de la construcción de un proceso de investigación en dos escuelas públicas de la periferia de Fortaleza-CE. La investigación adoptó la perspectiva teórico-metodológica de la pesquisa-intervención con base en el Análisis Institucional francesa y propuso investigar el entrelazamiento entre escuela pública, media y juventud. El objetivo del artículo fue discutir las relaciones infra-escolares evidenciadas en la dinámica de la investigación, con énfasis en el aspecto metodológico, en el proceso de pesquisar con las escuelas. Los procedimientos utilizados fueron restituciones, observaciones participantes, charlas con gestores y taller de vídeo. Hechos analizadores evidenciaron relaciones infra-escolares atravesadas por la indisciplina y por los usos no autorizados de la media en sala de clase, así como repercusiones del mundo laboral en el cotidiano escolar: competición, profesionalización y falta de tiempo. El análisis del proceso de pesquisar CON jóvenes y CON escuelas trajo diversos cuestionamientos y la comprensión de que la invención de nuevas prácticas y la (re)invención de la pesquisa son fundamentalespt_BR
dc.title.enSearching with young people in school: the challenges of intervention research in two school settingspt_BR
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