Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22779
Title in Portuguese: Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes internados na clínica pediátrica em um hospital universitário
Author: Parente, José Sávio Menezes
Silva, Francisco Ranilson Alves
Keywords: Pediatria
Internação Hospitalar
Issue Date: Jan-2017
Publisher: Revista de Medicina da UFC
Citation: PARENTE, J. S. M. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes internados na clínica pediátrica em um hospital universitário. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 57, n. 1, p. 10-14, jan./abr. 2017.
Abstract in Portuguese: Introdução: a infância é um período de grande importância na formação do ser humano, logo, um episódio de doença pode interromper esse processo, além de interferir na estrutura familiar e gerar ônus ao sistema de saúde. A epidemiologia e a morbidade atuam como importantes instrumentos, pois promovem o conhecimento em saúde e auxiliam na distribuição dos recursos, alcançando os vários níveis administrativos. Porém, estudos que envolvem o perfil de internações pediátricas ainda são escassos. O estudo tem como objetivo delinear perfil epidemiológico e clínico dos pacientes internados na enfermaria de pediatria. Metodologia: estudo realizado na enfermaria de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) com amostra de 119 registros, referentes aos meses de agosto a dezembro de 2015. Resultados: a idade média é de 8,6 anos, sendo que no sexo feminino houve predomínio na faixa da adolescência. Os 3 sistemas mais acometidos foram: sistema digestivo, sistema endócrino e sistema respiratório. A permanência hospitalar média foi de 10,09 dias. Condições crônicas foram encontradas em 48,1% dos registros, sendo o Diabetes Mellitus a mais comum. 25,2% dos casos possuíam internamentos prévios, em sua grande maioria portadores de patologias crônicas. A grande maioria das altas ocorreram para domicílio. Discussão e Conclusão: o estudo demonstra particularidades da enfermaria de pediatria do HUWC, sendo possível guiar o ensino de residentes e estudantes, além de auxiliar na formação de políticas, melhoria do atendimento e preparo da equipe ligada aos cuidados com o paciente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22779
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2447-6595 On line
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_jsmparente.pdf771,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.