Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Tânia Serra Azul Machado-
dc.contributor.authorLopes, Cloris Violeta Alves-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Luzirene Oliveira do-
dc.date.accessioned2017-06-19T10:21:26Z-
dc.date.available2017-06-19T10:21:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBezerra, T. S. A. M.; Lopes, C. V. A.; Nascimento, M. L. O. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23358-
dc.descriptionBEZERRA, Tânia Serra Azul Machado; LOPES, Cloris Violeta Alves; NASCIMENTO, Maria Luzirene Oliveira do. Educação profissional na ordem do capital em Parnaíba/PI: aprendendo a ser trabalhador na sociedade do (des) emprego. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 8, p. 3-20, 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis study is the result of research conducted in Piauiense Marxist Study Group, is the locus of youth training directed at Professional Education and the relationship of the latter with the insertion in the labor market in Parnaíba-PI. During the investigation, we propose an analysis of the training to young working class and its inclusion in the workplace. In this perspective we understand the youth segment as social and historical time to inquire about the influence that social / economic / political and ideological formation of capitalist relations in this instance. Our reflections nourished up observations, interviews / questionnaires and readings of primary sources collected at the Center for Professional Education - CEEP on Parnaíba / IP. We emphasize the importance of the debate on the metamorphoses in the world of contemporary work and the issue of employability for understanding the relationship between labor market and education at CEEP. Still reflect on the duality between technical education and comprehensive education as a cause of division between manual and intellectual labor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleEducação profissional na ordem do capital em Parnaíba/PI: aprendendo a ser trabalhador na sociedade do (des) empregopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo é resultado de pesquisa realizada no Grupo de Estudos Marxistas Piauiense, tem como lócus a formação da juventude direcionada à Educação Profissional e a relação desta última com a inserção no mercado de trabalho em Parnaíba-PI. Durante a investigação, propomos uma análise sobre a formação destinada aos jovens da classe trabalhadora e a sua inserção no mundo do trabalho. Nesta perspectiva, compreendemos a juventude enquanto segmento social e histórico ao tempo que indagamos sobre a influência social/econômica/política e ideológica das relações capitalistas na formação desta instância. Nossas reflexões nutriram-se de observações, entrevistas/questionários e leituras de fontes primárias coletadas no Centro de Educação Profissionalizante – CEEP, em Parnaíba/PI. Ressaltamos a importância do debate sobre as metamorfoses no mundo do trabalho contemporâneo e a problemática da empregabilidade para a compreensão da relação entre mercado de trabalho e educação no CEEP. Refletimos ainda sobre a dualidade existente entre ensino técnico e educação integral, como causa da divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual.pt_BR
dc.title.enProfessional education in order of capital in Parnaíba / Pi: learning to be worker in society (un) employmentpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_tsambezerracvalopes.pdf266 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.