Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23934
Tipo: Artigo de Evento
Título : Parâmetros para uma abordagem processual do ensino de projeto em design.
Autor : Brasil, Aléxia Carvalho
Vieira e Silva, Anna Lúcia dos Santos
Marinho, Claudia Teixeira
Colares, Breno Ehrich
Palabras clave : Ensino;Projeto;Metodologia
Fecha de publicación : 2014
Citación : BRASIL, A. C. ; VIEIRA e SILVA, A. L. dos S.; MARINHO, C. T.; COLARES, B F. (2014)
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo são abordadas metodologias para a análise das produções realizadas nas disciplinas de projeto do terceiro ao sexto semestre do curso de design. Os estudos sobre o processo são acionados para compreender as ações projetuais, realizadas no cotidiano das aulas pelos professores e alunos das disciplinas descritas, utilizando seus registros como documentos de análise. O objetivo é identificar e definir estratégias que contribuam para a construção de ações pedagógicas, de modo a dar continuidade à realização efetiva de uma pesquisa em andamento, elaborada pelo no “Laboratório de Experimetação da Representação de Projeto” com base nas perspectivas oferecidas pelas metodologias da Crítica Genética e da Pesquisa-Ação. Os trabalhos integrados das disciplinas de projeto de produto e projeto gráfico são o objeto da pesquisa e se apropriam das estruturas teóricas e físicas do LabRep, como espaço de experimentação das formas de representação, com foco nas etapas de concepção, desenvolvimento e apresentação do projeto.
Abstract: This paper tackles methodology for the analysis of the works presented by students of the project classes from the third through sixth semesters. Studies regarding process are done to comprehend projectual acts, performed daily in classes by both students and educators of such classes, using drafts and annotations as Blucher Design Proceedings Novembro de 2014, Número 4, Volume 1 www.proceedings.blucher.com.br/evento/11ped 2 documents for analysis. The goal is to identify and define strategies capable of improving the elaboration of pedagogic actions, thus allowing the existing research in “Laboratório de Experimetação da Representação de Projeto” to continue in an effective way, with foundations in the perspectives offered by Genetic Criticism and action research. The joint works between the Graphic Project and Product Project classes are the object of the study and they make use of the physical and theoretical structures of "LabRep", as an environment for the experimentation in ways for representation, with a focus on the stages of conception, development and presentation of a project.
Descripción : BRASIL, A. C. et al. Parâmetros para uma abordagem processual do ensino de projeto em design. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM Design,11., 2014, Gramado. Anais... Gramado, RS: Blucher Design Proceedings. 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23934
Aparece en las colecciones: DAUD - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_parametros.pdf232,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.